Duas Operações (da vitória à vergonha)

Uma das maiores operações já efetuadas no combate a corrupção faz três anos e ao que tudo indica, está muito longe de um final pois várias fases poderão ser desencadeadas. Até o presente momento são 38 fases e a condenação de 89 pessoas, reunindo muitas personalidades políticas, empresariais e etc, dos quais nunca imaginariamos antes destes fatos serem denunciadas e presas conforme as tipificações de seus crimes.

Com certeza para a população brasileira, a Operação Lava Jato já é um marco divisório no imaginário do que antes pensávamos na procriação da corrupção. Sabíamos do mal desprezível gerado pelas propinas levantadas à diversos personagens que a Lava Jato pôde revelar, com determinação e denodo paulatinamente as fases desnudavam montantes fabulosos de milhares de dólares e reais distribuídos com toda boa vontade no intuito de satisfazer os gananciosos.

Enfim, este capítulo de hoje nos enche de vergonha por descobrirmos o tamanho do tombo que alguns políticos e mais cidadãos nos arremessaram de maneira covarde. Ao mesmo tempo, regozijamos de júbilo que momentos desta natureza sejam defenestrados de nossa nação.

Por outro lado, fomos incomodados por uma noticia simplesmente lúgubre. Mais uma operação foi desencadeada onde gigantes do setor alimentício são acusados de pagar propina aos fiscais agopecuários, além de vender alimentos alterados com produtos químicos.

Imaginar que companhias mundialmente conhecidas e respeitadas no setor foram capazes de ludibriar a população com produtos vencidos e contaminados, causam-nos asco pela capacidade de negligenciar um bem tão sagrado que é o alimento do qual consumimos diariamente.

Precisamos fiscalizar nossas autoridades para não cometerem desleixos na fiscalização de qualquer produto. É inconcebível descobrirmos que fomos enganados das mais diversas formas com os mais variados golpes, oriundos de mentes insanas e despropositadas.

Não é justo com os cidadãos de bem em um dia comemorativo de uma operação extremamente louvável, dê lugar a decepção de uma nova operação batizada de Carne Fraca na qual nos tragou de forma miseravelmente atroz.

Nota do Autor: Até o presente momento (Junho/2020) e seis anos, temos 71 fases e 159 condenados da Operação Lava Jato que indiscutivelmente marca um divisor de águas na luta contra a corrupção brasileira, embora tenha produzido certas falhas de condução em seu processo, motivando inúmeras teorias conspiratórias quanto aos alvos e formas discutíveis de produção de provas, sem dúvida nenhuma será lembrada como a maior operação de combate aos crimes de colarinho branco de todos os tempos. Quanto a Operação Carne Fraca a atualização de dados está na Crônica "Reflexões sobre a Operação Carne Fraca".

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 17/03/2017
Reeditado em 24/07/2020
Código do texto: T5944246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.