O SOCIOPATA MORA AO LADO ( OU PODE ESTAR COM VOCÊ)

Primeiramente vou esclarecer que essa crônica que eu escrevo não tem nenhum caráter científico. Mesmo porque eu não sou psicóloga ou psiquiatra para diagnosticar ninguém.É principalmente da minha experiência pessoal e de outras pessoas que também passaram por isso. Digo isso porque um dia fui falar desse assunto e uma pessoa ficou me perguntando se havia artigo científico publicado em revista sobre o que eu falava. Não sei e nem procurei. Mas estudei sim, sobre o assunto, eis que fui vítima- e mais de uma vez. A sociopatia é tida como um transtorno de personalidade que é caracterizado por um egocentrismo exacerbado, que faz com que a pessoa não tenha consideração em relação aos sentimentos e opiniões dos outros. O sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos, para conseguir manipular outras pessoas. Ele entra na sua vida, geralmente no momento que você está frágil...Parece adivinhar o que você quer ouvir. Seja amigo ou namorado, ele parece um anjo enviado por Deus. Oferecem apoio, colo, amizade ,até amor. Mas tudo isso com um objetivo: te usar para atender os interesses dele! E ás vezes não é coisa grande.Pode ser para usar sua casa, para comer bem ( sério , já vi isso) , para ter companhia, para ter seu serviço e os piores para levar seu dinheiro. De qualquer forma eles criam mentiras indiscriminadamente com o instituto de alcançar esses objetivos, manipulando as pessoas ao seu redor para isso. Eles mentem olhando nos seus olhos! Você custa a perceber que eles só estão te usando. E na sua maioria são extremamente inteligentes. Eles pegam a sua história de vida e dentro dela fazem com que as mentiras pareçam verdades. Se você teve decepções com relacionamento, eles vão te dizer que também tiveram, se você teve pai ausente, vão dizer o mesmo. Se você perdeu a mãe, eles também perderam alguém. Seja o que for ,eles captam seu sofrimento e fragilidade e compartilham com você para que você sinta que enfim, achou a pessoa perfeita. Uma coisa muito característica que notei, é que eles são sempre vítimas da vida. Eles te falam que foram passados para trás, enganados... tudo para você ter pena dele e empatia. Além disso, as doenças também foram um comportamento padrão dos que conheci. Eles usam as doenças para levar vantagens. Conheci um que toda vez que eu desconfiava arrumava uma doença... fosse pneumonia, gastrite até úlcera...Principalmente quando você começa a perceber a manipulação. Aí para que você não o confronte, ele, sabendo que você tem coração bom, apela para o coitadismo. Tem uns que desmaiam (fingem), outros chegam até ir ao hospital, para que você se sinta culpado. Muitos até começam assim. Mostrando o quanto sofrem por determinada doença para te gerar logo de cara empatia por ele. Aí você vai se deixando levar sem perceber e fazendo tudo o que ele quer. se doando. Tem gente até que entrega bens, dinheiro... E quando você percebe tudo e o confronta o que ele faz? Ataca, denigre, difama! Tenta inverter como se você fosse o errado. Ele era o pobre coitado que te ajudou e agora você não quer mais fazer o que ele quer. Porque o problema surge quando você começa a dizer “não” a ele. Quando não se deixa mais ser manipulado. Como ele é egocêntrico, o “não” para ele é uma ofensa. E como ele não tem a capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa, ele joga pesado. Até porque se você não servir a ele não tem porque ele fingir mais. Fingir sentimentos, como alegria, culpa e tristeza, por exemplo, são normais para o sociopata como técnica de manipulação. O problema é que quando você descobre a armadilha que você caiu, o estrago já é enorme. Não só financeiro, mas pior, na alma. Eu ando com medo das pessoas, medo até de novas amizades.. Não é fácil identificar um, justamente porque eles são pessoas quase perfeitas para as suas vítimas. Eu ás vezes vejo gente aqui no face desabafando, e fico preocupada, porque esse tipo de gente é um prato cheio para os sociopatas! Basta você ter algo que o interesse. Então, tente prestar mais atenção nessas pessoas que te dizem “eu te amo” logo de cara, que se tornam seu melhor amigo imediatamente. Isso não existe! Amor é construído dia a dia e amizade então nem se fala! Entenda que a vida é difícil e só você pode mudar sua própria vida. Aqui nesse mundo estamos em processo de evolução e infelizmente tem mais gente maldosa do que bondosa. Cuide-se, se ame e preste bem atenção quando alguém falar exatamente o que você quer ouvir! Não acredite em promessas milagrosas. Preste atenção, pois você pode estar ao lado de um sociopata!