O REI, O RÉU E O REINADO

Mais ou menos assim...: Tem curso técnico, é aposentado e ganha uns 6 mil reais. Sua esposa ganhava uns 20 mil, também aposentada. Tá bom, sindicato paga bem, né? Iria passar para uns 30 mil agora, mas pode considerar uns 20 mesmo. 20 para 30 são 50% de aumento, sindicato pode né? É tipo fundo de pensão, se é que entendo alguma coisa... Até aí uns 26 mil. Mas os filhos fazem doações para o pai, chegando então a uns 50 mil. E faltou as palestras, repasses do Instituto? Os advogados vão mandar depois o valor exato... Precisa? Não é só consultar o IR? 24 mil de doações mensais de filhos para pai não é pouca coisa para pouca coisa que são ou não são estes filhos, os quais também devem declarar. Nada contra um ex-metalúrgico, ex-sindicalista e ex-presidente ganhar 50 mil. Até pensei, o que não é de meu agrado, que ele ganhasse uma pensão vitalícia como ex-presidente... Mas dos males este assunto até que não o é, pois é fácil de levantar pela declaração. O difícil é quantificar o que está à margem desta contabilidade, o tráfico de influência e o desvio do dinheiro público; em resumo: o roubo! Mas se um pequeno assunto, "de quanto ganha?", complicou para falar por que está mesmo complicado e o que falou não bate com a verdade, imagine esta pessoa como gestora pública, do seu e do meu dinheiro ?!?! Reelejê-lo é ligar para o ladrão e dizer para ele voltar porque esqueceu de roubar o cofrinho das crianças.

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras