O "Melhor" de Todos os Tempos.

Alguns dias atrás, um jornal muito conceituado publicou, em seu caderno de esportes, algumas páginas referentes ao clássico entre Corinthians e Palmeiras. Se houve boa intenção, a meu ver faltaram critérios e conhecimento. Não é possível que aceitemos calados, que alguém afirme que o goleiro Marcos, do Palmeiras, foi o melhor goleiro de toda a história desse clube centenário que é a S. E. Palmeiras.

Eu não sou dono da verdade e nem tenho pretensões a tal. Também não vi todos os goleiros do Palmeiras (antes Palestra Itália, depois só Palestra) aos quais eu me referirei neste texto. Mas sou um esportista que leu muito a respeito do assunto em pauta (qual o melhor goleiro do Palmeiras, ou os melhores). Vi muitos desses goleiros desde a minha infância, e posso dizer que tenho uma memória privilegiada. Então vamos ao assunto.

Desde 1920 o Palestra Itália teve o goleiro Flosi que atuou até 1929. Era um goleiro muito bom e seguro. Em 1930 Primo foi o goleiro do Palestra, que logo cedeu o lugar para Nascimento, em 1932. A sua passagem pelo Palestra foi brilhante. Nascimento marcou sua passagem pelo palestra de forma espetacular. No triênio 1932-33-34 nascimento foi peça fundamental no tricampeonato paulista do Palestra Itália.

Depois de Nascimento veio Jurandir que atuou de 1934 a 1939. Este talvez possa ter sido o melhor goleiro do Brasil naquela época. Só perdeu para a politica carioca e não foi convocado para a Copa do Mundo de 1938, na França. Os cariocas da Seleção convocaram Batatais e Válter, que atuavam em seu estado. Mas Jurandir foi contratado pelo Rosário Central, da Argentina, e virou ídolo para muitos argentinos.

Em 1939 Gijo fechava o gol do Palestra Itália. Era também muito bom. Era muito seguro em suas saídas do gol. Para muitos comentaristas da época Gijo foi o melhor goleiro que passou pelo Palestra Itália até 1941.

Ai chegou Oberdan Catani, vindo de Sorocada. Ele ainda teria uma grande passagem pelo Fluminense F.C., do Rio de Janeiro. E depois Gijo foi atuar pelo São Paulo F.C. No São Paulo Jogou de 1945 a 1948, sempre fechando a meta do tricolor paulista, que nesse período venceu três campeonatos paulistas, 1945, 1946 e 1948.

Falávamos de Oberdan, que chegou no inicio de 1941, e que fechou o gol do alviverde até 1954. Só parava por contusões ou para ir defender as seleções Brasileira e Paulista. Até aqui o senhor Marcos era inferior a todos esses nomes.

Ai a história do Palmeiras foi rica em grandes goleiros. Para lembrar de alguns que não foram inferiores ao senhor Marcos tivemos Cavani, Nivaldo, Laércio, Valdir de Moraes, Anibal, Picasso, Maidana, e Gilmar, que não era o Gilmar dos Santos Neves, mas que era muito bom goleiro. Outro goleiro muito bom e seguro que atuou no Palmeiras, desde o final da década de 1960 até 1978, e depois voltaria no começo dos anos 80 para o alviverde foi Emerson Leão. O senhor Marcos foi também um bom goleiro e não é culpado se cronistas atuais querem lhe dar o título de melhor goleiro de todos os tempos, do Palmeiras.

Mas a discrepância não parou só na posição de goleiro. O nosso amigo que escreveu no jornal ainda colocou Evair na seleção do Palmeiras de todos os tempos. Infelizmente ele não deve saber que o Palestra / Palmeiras teve muitos e excepcionais atacantes. Em épocas mais antigas o alviverde teve Ministrinho, Avelino, Cláudio Cristóvão do Pinho, e Julinho Botelho. Também um nome como Eduardo Lima nunca poderia ficar de fora de uma seleção do Palmeiras. Outro nome como Romeu Pelicciari, também ficou de fora da lista do cronista. Romeu foi um fabuloso meia direita, também atuando de centroavante, que jogou pelo Palestra Itália, Fluminense do Rio de janeiro, Seleções Paulista e Brasileira. Começou no Palestra, vindo de Jundiaí, por volta de 1931. Esteve no tricampeonato paulista conquistado pelo Palestra em 1932, 1933 e 1934. Em 1935 foi para o Fluminense, do Rio de Janeiro. Retornou ao Palmeiras em 1942 e encerrou sua carreira, ainda em ótima forma, no Comercial F.C., da capital paulista, em 1945.

E ainda existiram outros grandes jogadores como Dula, Junqueira, Aimoré Moreira, Gabardo, Valdemar Fiume, Mazola (José Altafini), Vavá, Pipi, Rinaldo, Villadonica, Rivaldo, Dino Sani e Gino. Estes dois últimos saídos das equipes de base do alviverde e brilharam onde jogaram. O Alviverde teve, inclusive, jogadores que brilharam no São Paulo e no Corinthians.

Enfim, quem desejar escrever sobre os melhores atletas de um Clube, de todos os tempos poderá cometer injustiças com muitos jogadores. Como não sou escritor e não fui pesquisar muito também posso ter cometido algus esquecimentos de grande atletas que passaram pelo Palestra Itália/Palestra/Palmeiras. Estou apenas confiando na minha memória de 82 anos.

Quem puder deve colocar no papel tudo o que souber senão ficará tudo no esquecimento.

Laércio
Enviado por Laércio em 01/03/2017
Código do texto: T5927124
Classificação de conteúdo: seguro