Palmeiras x Corinthians, o Dérbi Centenário

Acredito que todos aqueles que se propõem a escrever, ou a falar, destes dois clubes não podem dizer que este ou aquele é o melhor time de todos os tempos. Sejam quais times forem. Por exemplo, estamos assistindo ao “Dérbi”, nestes dias, que acontece há 100 anos, exatamente neste ano.

Palmeiras e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez em 5 de agosto de 1917, com vitória do Palestra Itália por 3 x 1. O Palestra Itália formou com Flori, Bianco e Grimaldi; Bertolini, Picagli e Fabi; Ministro, Heitor, Caetano, Severino e Martineli. O S.C. Corinthians Paulista formou com Russo, Fúlvio e Casemiro; Bartolomeu, Aloiá e Cesar; Américo, Aparício, Amilcar, Neco e Rodrigues. A partida aconteceu no estádio da chácara da Floresta. Esses dados eu guardei do “Mundo esportivo”, jornal de esportes que já não mais circula.

Nesse primeiro encontro, as equipes ainda eram amadoras. O Corinthians fundado em 1910 e o Palestra Itália em 1914. Vale dizer que no certame de 1917, existia uma equipe com o nome de Palmeiras, na verdade A. A. das Palmeiras. Nesse certame de 1917 o C. A. Paulistano foi o campeão, o Palestra o vice e o Corinthians o terceiro colocado.

Já na era do profissionalismo, o primeiro encontro entre alviverdes e alvinegros aconteceu em 7 de maio de 1933, no estádio Alfredo Schüring, do Corinthians. Resultado Corinthians 1 x 5 Palestra. Equipes: S.C. Corinthians Paulista: Redê, Jaú e Nascimento; Nicolau, Brito e Munhóz; Boulanger, Baiano, Feitiço, Rato e Carlito. O Palestra, que seria tri campeão paulista de 1932-33 e 1934, atuou naquela partida com Nascimento, Carnera e Junqueira; Tunga, Adolfo e Cambom; Avelino, Gabardo, Romeu, Carrazo e Imparato.

Porém, uma equipe do Corinthians que ninguém esquece foi aquele esquadrão de aço que em cada posição tinha um craque. Isso em 1929. Este eu sei de memória, embora não seja daquele tempo, que era Tufi, Grané e Del Débbio; Nerino, Guimarães e Munhóz; Filó, Pérez, Gambarota, Rato e De Maria.

E uma equipe do Palestra da qual eu me lembro muito bem, estávamos em 1942, e eu tinha 8 anos de idade. Devido à Segunda Grande Guerra Mundial, o Palestra alterou seu nome para S.E. Palmeiras. Nesse ano o Palmeiras seria o campeão paulista. O time campeão formava com Oberdam, Junqueira e Belouomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio, Valdemar Fiumi, Villadonica, Lima e Echtevarieta. O grande Romeu Pelicciari também fez parte daquele elenco campeão de 1942, depois de ter jogado no Fluminense, do Rio de janeiro, e nas seleções Carioca e Brasileira.

De 1940 a 1950 só deu Palmeiras e São Paulo F.C. O Corinthians foi o campeão de 1941 com um grande time cuja equipe base era formada por Ciro, Agostinho e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teléco, Joane e Carlinhos.

Laércio
Enviado por Laércio em 25/02/2017
Reeditado em 25/02/2017
Código do texto: T5923774
Classificação de conteúdo: seguro