Ao cair dos butiás do bolso

Luciana Carrero

Quando era criança queria ser escritora mas não sabia nada do que escrever para agradar o leitor. Então compunha frases curtas que imaginava do meu nada. Foi aí que me viciei em poesia. Neste tempo minha mãe me dava leite. Hoje que sou velha a vida me dá porrete e continuo poetando. Não raras vezes tive de entrar cabrestada em prosas diplomáticas. Para fugir do lugar comum transponho poemas que achei quando criança nos frutos das goiabeiras; me temperando em porres de uva sob as videiras. Um dia subi as escadinhas de um pé de butiá. Ao descer quebrou um degrau e caí de bunda no chão. Me cairam os butiás do bolso. Para espantar a dor pedi à mãe um remédio. Mas nunca esqueço a resposta dela: "Sobe de novo no pé de butiá, que passa!." O tempo passou e já madura como os butiás que caíram do bolso fui morar numa cidade que se chamava Minas do Butiá. Quando comuniquei isto à minha mãe, ela falou somente: "Vai subir no butiazeiro de novo?" Intuí que isto era premonição. Não poderia dar certo porque a história sempre se repete. Em Minas do Butiá quis subir as escadinhas e caíram meus sonhos-butiás do bolso. Fui e voltei várias vezes, mas sempre chegava de cabeça erguida e saía sem butiás no bolso e com uma mão na frente e outra na bunda. Algumas vezes ainda fui à cidade. A mais recente foi em duas ocasiões, no primeiro e segundo turno da eleição presidencial de 2014, só para votar na dama de vermelho, porque meu título está enterrado no cartório da cidade. Pensei que não me cairiam butiás do bolso. Ia para votar numa pé quente. A cidade e os butiás não têm culpa da minha sina com butiás, mas não deram sorte, de novo. Bem pouco tempo depois, embora vencendo, a dama vê virar-se o país de cabeça para baixo. Não me sinto sozinha porque de todos caem butiás do bolso. O espírito da mãe me diz que no porre qualquer dor passa. Pelos traumas com a fruta, quando me oferecem butiás curto sempre com cachaça.

Por via das dúvidas, depois de muito tempo, agora em 1917 transferi meu título eleitoral para Porto Alegre.