EMPODERAMENTO FEMININO

EMPODERAMENTO FEMININO

BETO MACHADO

A expressão “Mais macho que muitos homens” da canção da Rita Lee me remeteu à situação da segurança pública capixaba e ao empoderamento feminino, fator crescente, não previsto e ainda não admitido por descuidadas autoridades.

O passado remoto tem arquivado em suas nuvens milhões e milhões de histórias que, se restauradas, ilustrariam brilhantemente este modesto texto e serviriam de amparo às mentes medíocres de representantes do poder público constituído.

Há muito que as mulheres vêm demonstrando seu poder para competir com a força masculina. Força essa que se mostra ruidosa e descrente da capacidade das empoderadas. Mas a corda, sustentáculo da descrença machista começa se esgarçar. O Brasil está passando pela experiência do tal esgarçamento. A corda esgarçada no Espírito Santo rompeu feito linha de pipa, diante do cerol chileno.

Imaginavam certos representantes do poder público que as velhas técnicas de negociação fossem suficientes para engambelar e afastar as amotinadas extra muros, familiares dos policias, das entradas dos batalhões... Estavam redondamente equivocados. A evolução do poder feminino vem se configurando desde muito tempo... Eu pontuo a minha história preferida: CHICA DA SILVA.

Uma mulher negra sai da condição de escrava e dá uma chacoalhada no sistema que controlava o mercado de escravos, através do contratador João Fernandes de Oliveira, seu apaixonado companheiro, homem que ouvia religiosamente a exposição das idéias da sua RAINHA NEGRA.

Tenho certeza que o legado da CHICA RAINHA chegou aos nossos dias.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 13/02/2017
Código do texto: T5911494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.