CRÔNICA – O motim de Vitória – 11.02.2017
 

(Na madrugada)
CRÔNICA – O motim de Vitória – 11.02.2017
 
 
Nos recentes episódios de Vitória, capital do Espírito Santo, estado promissor e que vem tentando compatibilizar a arrecadação com os gastos públicos, um fato que chama a atenção dos brasileiros é que as mulheres dos soldados são as principais protagonistas duma greve que, em princípio, deve ser inconstitucional. Não há argumentos, por mais justos que possam ser, para que mulheres se mantenham a frente das unidades policiais (batalhões) e impeçam a saída de seus maridos para cumprir o trabalho que lhes cabe na manutenção da ordem pública.

Para um bom entendedor de entrelinhas fica claro e notório que essas intervenções femininas podem até mesmo ser fruto de apelos e pedidos de seus maridos, eis que como eles não podem fazer greve transferem a luta para o sexo mais frágil, isso no sentido de evitar punições disciplinares, que podem até mesmo resultar em processos administrativos e criminais, porquanto a polícia recuada aos quartéis poderá elevar a taxa de criminalidade, sendo a porta aberta para os fora de a lei agirem, pondo em polvorosa a população de uma cidade pacata e próspera.

Com a chegada das forças armadas, que deslocou uma quantidade enorme de soldados e de equipamentos bélicos para a capital de Vitória, a segurança do povo aumentou um pouco, porém os acordos feitos para o retorno das tropas ao trabalho não estão sendo cumpridos. Alegam os do governo que fica difícil sentar-se à mesa de negociação com pessoas que não representam a classe, não têm liderança e nem voz ativa para as suas próprias esposas. Assim é mesmo difícil. Esse movimento cheira a motim e a abandono das atividades por parte dos militares. No meu tempo de soldado isso era disciplinarmente proibido e dava xadrez sem apelação.

Tenho a ligeira impressão de que a coisa pode descambar para a violência, porquanto as Forças Armadas não devem ficar à mercê da vontade de terceiros. Estão fortemente armadas nossas forças federais, digo mesmo prontas para ocupar os batalhões recalcitrantes e assumir o comando da segurança de uma vez.

A meu pensar, salvo melhor entendimento, existem partidos políticos por trás dessas verdadeiras e inconsequentes medidas levadas a efeito pelas forças policiais do Espírito Santo, que não estão nem aí para o fato de que é melhor ganhar pouco no momento do nada ganhar daqui pra frente, eis que o ajustamento das despesas públicas tem de ser posto em prática em cada unidade da federação.

Um detalhe que não passa despercebido é o fato de que o ministro da defesa, doutor Raul Jungmann (PPS-PE), é quem vem acompanhando mais de perto as tropas federais em seus deslocamentos, dando a entender que o assunto é grave, porquanto se apenas se tratasse de segurança pública bastaria o concurso do ministro da justiça (seu substituto, no caso, eis que o atual está de licença para concorrer à vaga de ministro do STF que fora aberta com a morte do doutor Teori Zavascki).

Tenho pra mim que os rebeldes deverão responder a processos administrativos e penais, porquanto na hora de assumir seus cargos fizeram um juramento de defender a nossa constituição e seu povo, que está entregue verdadeiramente às baratas. O soldado deve ser um exemplo para qualquer cidadão, sendo até melhor que este, porque dele se espera o espírito de coragem e disposição para defender seus semelhantes e não agir de maneira tão feia e covarde como temos notado. Num país sério, nessa área, as mulheres dos praças e oficiais não podem ser tidas como o fiel da balança, porque se a moda pega estaremos desmoralizados.

Continuo dizendo que os últimos governos praticamente rebaixaram as patentes de nossos oficiais das três forças, deixando-as sob o comendo de um civil que, embora competente, deveria ser substituído por um militar de alta patente, da ativa ou da reserva, ou seja. Deveríamos voltar aos tempos de Ministro da Guerra, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, numa forma de premiar altos oficiais que se esforçaram na carreira para progredir e não ficar subalterno a ordens de cidadãos de bem, mas sem entender nada dos segredos e das estratégias militares.

Não está descartada a hipótese de que as ordens de greve e de  balbúrdia tenham sido emitidas pelos comandos que residem nas principais penitenciárias brasileiras, porquanto o caos na polícia é meio caminho aberto para a criminalidade que  a cada dia engrossa no país. São mais de 130 mortos nos recentes episódios, esperando que a partir de amanhã as coisas comecem a voltar aos seus devidos lugares.
Fico por aqui.
 
Ansilgus
 
13/02/2017 20:12 - Miguel Toledo comentou. Muito grato.
Ansilgus, crônica escrita com critério e competência, descrevendo tudo que está ocorrente em Vitória, capital do Espírito Santo onde as mulheres dos soldados estão dando as cartas, o que acho uma pouca vergonha policiais se esconderem nas saias das esposas. Essas mulheres deveriam ser tiradas à força por parte da força nacional. Mais Uma situação ridícula que ocorre em nosso país. Parabéns, caro poeta.

13/02/2017 18:51 - Fábio Brandão comentou: Meu abraço.

O policial tem lá suas razões, mas enquanto isto a população vive em pânico tendo que viver um terror ainda maior do que já vivemos anteriormente... Um abraço e felicidades..
.

13/02/2017 16:20 - ChicoMesquita também comentou. Grato.

Amigo a meu ver, enquanto o estado não for responsabilizado pela insegurança de modo em geral vamos viver este caos, tem que haver punição, indenizações para as famílias e por aí vai. Aplausos calorosos pela magnífica crônica, abraços fraternos!!!

13/02/2017 16:02 - ChicoMesquita comentou mais uma vez, Grato.

Se essa moda pega o Brasil triplica o caos, passei 36 anos como militar nunca ouvi nem falar de coisa desta, meus sinceros cumprimentos pela embasada crônica, abraços fraternos!!!

14/02/2017 23:46 - 
DOCE VAL comentou assim, grato:

Caro Poeta Ansilgus, uma crônica excelente, onde você retrata de forma precisa, mais uma página tristonha da história do nosso país. Até onde poderemos ser reféns desta bandidagem, que cada vez mais se alastra e parece tomar conta de tudo? A quem recorrer? A um governo sem crédito algum? Por que quem deveria esta nos protegendo esta ajudando na contribuição do caos!...Só Deus na sua infinita misericórdia para nos valer!...Beijos no coração, paz e luz!
 
14/02/2017 22:56 - Luamor também compareceu assim:

Olá Ansilgus, sua crônica ficou excelente, nunca vi uma coisa igual a esta que aconteceu em Vitória, a paralisação dos policiais, em greve, por suas esposas, fazendo corrente na frente, achei uma atitude abusada, sei que eles têm razão de quererem aumento, mas pera lá e a população que sofre. Um absurdo, o Presidente da Republica deveria escrever uma nota e mandar prender todo mundo, na hora. Pouca coisa é besteira. Abraços, Lua... PS; Convido-te pra ler a homenagem que fiz para nosso amigo em comum o poeta Fature, apareça na minha sala, te espero.


21/02/2017 11:46 - Marilda Lavienrose comentou assim:

O que ocorre é que está havendo, em surdina, uma desmilitarização da polícia-assim quer o governo comunista- notem que a Mídia sempre ao dizer de crimes, fala mal da polícia e esta tem que cumprir o dever dela, mas não pode tocar num bandido que matou a sangue frio um inocente. Não estou defendendo maus policiais, está sim havendo a exaustão, sucateamento moral e físico e das outras três Forças também. A tal Força Nacional é um exército paralelo criado por Lula, aos moldes de outros governos ditatoriais. Não sei por que o EB verde oliva se submete a isso, ou melhor, sei e sabemos: o Ministro da Defesa NUNCA é um militar e sim um civil que é escolhido pelo presidente e o segue fielmente. Forças Armadas obedecem cegamente a Hierarquia. Não sei aonde chegaremos, mas a continuar assim... Abçs.

 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 13/02/2017
Reeditado em 24/02/2017
Código do texto: T5910955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.