QUEM DISSE, BERENICE?

QUEM DISSE, BERENICE?

Quem disse que você é mulher?

Quem disse que você é homem?

Foram as construções sociais que definiram.

O saber é construído. E você só sabe o que você sabe porque alguém o construiu. Isso é o que dá a noção de realidade através daquilo que foi construído.

O que é ser menina? O que é ser menino? Quer um exemplo?

Nas festinhas infantis de meninas tudo é rosa e o efeito é de principado. Outro exemplo vem de algum tempo atrás onde a mulher não podia dirigir carros.

Quem disse isso? O homem que construiu carros onde determinou que as mulheres não poderiam dirigir. E hoje, os meninos brincam de carrinho. E as meninas de casinha!

Isso era a realidade daquela época.

Mulher é mulher em todo lugar do mundo. O que a define ser mulher é diferente em toda parte do mundo.

Hoje se sabe que é ridícula a idéia de que a mulher não pode dirigir. Mas sabemos que isso é a realidade de muitas mulheres nos países islâmicos. Para estas mulheres o que define ser mulher é o fato de não poder dirigir. Isso é o que a difere dos homens nestes países.

Quando se está construindo a identidade, surge a construção do processo de criação de significado. Comparando com modelos sociais vigentes.

O que significa ser mulher?

O que significa ser homem?

O construtivismo só é criado através de interações sociais.

O que define o que é menina ou o que é menino é fruto das simbologias interativas no social. Cada ser humano se desenvolve socialmente.

Um saber é construído na interação com o outro. Tudo o que se sabe veio através de uma construção.

Você sabe que você é o que você é porque você se comparou com alguma coisa. Essa alguma coisa foi desenvolvida por uma outra coisa. E isso tudo foi desenvolvido numa interação de pessoas.

Mírian Cerqueira Leite

Mileite
Enviado por Mileite em 06/02/2017
Código do texto: T5904064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.