JÁ QUE É PRA PICHAR, PICHEMOS POIS!!!

Pichador devia fazer o dever de casa: pichar seu quarto, o quarto de seus irmãos, o de seus pais e a sua casa antes de pichar casas de outrem. Pichar como arte urbana é o mesmo que colocar desenhos de jardim de infância no Louvre. Ao avistar um pichador no muro de sua casa, você vai parabenizá-lo ou chamar a polícia? Ah! Mas é arte! Arte é outra coisa! O artista que quiser fazer arte no muro de minha casa tem que me pedir licença, mostrar o projeto e pegar minha assinatura de concordância, após negociação de contrato, onde eu possa levar vantagem financeira ou somente de estética. Depois de minha concordância ele deve providenciar a papelada junto à prefeitura e me entregar uma cópia da autorização para a execução do mural, painel ou qualquer que seja a intervenção artística. Afinal, a prefeitura tem um Código de Posturas, que prevê estas situações, e funcionários para análise do projeto, aprovação e fiscalização. Sendo assim, tudo em conformidade, dentro da lei. Daí pode! Agora, esta estória de piXação como arte é o mesmo que empresas com X: só uma faXada de quem engana, ou quer enganar, ao se mascarar com um verniz superficial para se passar por intelectual, entendido, defensor das artes urbanas, ou simplesmente eXperto. Enganas quem, cara pálida?... Enganavas!

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras