CIGANEANDO...

Certo dia uma cigana se ofereceu para ler a minha mão. Disse-lhe que seria difícil, pois minha vida é cheia de maneios que beiram entre esperar por algo extraordinário e vacilos simplesmente absurdos...

Mas, ela disse ser hábil em conhecer futuros e detalhes essenciais na vida das pessoas. Falei para ela que também me familiarizava com essa ultima característica, pois gostava muito de conversar sobre essas essencialidades...

Ela sorriu e reafirmou convicta de que cinco ou dez minutos de meu tempo seriam muito importante para nós dois. Então, concordei e sentamos num banco à sobra de uma árvore numa praça no centro da cidade...

Estendi-lhe a mão e ela passou a fazer perguntas e às vezes até afirmações sobre mim, sobre meus objetivos, projetos, família, negócios, amores, sobre a vida, e a essência de todas coisas concretas e abstratas....

Passamos muito tempo conversando. Foi um papo bem descontraído, ela me contou sobre sua vida, sobre seus filhos, sobre seus dois relacionamentos que, infelizmente, não deram certo, confessou-me, mesmo de forma acanhada e tímida, mas sempre risonha, das suas grandes paixões, de suas tristezas, derrotas, emoções, alegrias...

Em vários momentos expliquei-lhe que, todas as angústias que ela tinha eram apenas fruto de muita expectativa que ela mesma depositava na própria vida e nas pessoas, falei também que, os desejos que ela tem sobre o futuro da vida dela e das pessoas que ela gostava não mereciam muita tanta angústia e atenção, mas apenas um zelo com o tempo presente e um esquecimento e aprendizado com os detalhes do passado... Eu ainda a aconselhei sobre como pensar nas coisas boas, e tentar entender como aconteceriam as coisas de um futuro, longe das fatalidades, acasos e imprevistos.

Gosto de conhecer pessoas... É muito bom entender a forma de ser de cada um... Gosto de influir com coisas boas nas vidas delas... Enfim, um papo legal faz muito bem...

Depois do papo, perguntei quanto pagaria pelo serviço dela e ela respondeu que geralmente cobra dois reais, mas que eu não precisaria pagar, pois adorou me conhecer... Entao, me ofereceu um picolé, tomamos finalizando o papo e fui embora.

E hoje fico a pensar... Se eu não tivesse parado aqueles 10 minutinhos de meu tempo para ouvi-la, certamente, não teria conhecido aquela pessoa legal, descoberto toda a vida dela e, nem seria o seu maior confidente, nem muito menos seu maior conselheiro sobre as coisas de seu passado e futuro. Todo dia ela liga...