ESCOLAS RURAIS

A escola do Distrito de Guapiranga é fechada. Próxima, a do Tarama também há muito foi encerrada. Os prédios abandonados lembram época em que a zona rural era ainda densamente povoada. A do Guapiranga era da esfera estadual. Municipalizaram-na para não encerrar, a pedido dos moradores. Mas para tão pouca clientela a estrutura estava custando muito para o município.

Frequentei o primário numa fazenda. Havia somente até o terceiro ano. Única professora, coitada, se virava para ensinar algum rudimento para os alunos dos três anos. O quarto tive que sair para a cidade, distante uns sete quilômetros. Ia andando. Naquele tempo não se ouvia falar de condução escolar em lugar nenhum deste país de meu Deus. Fui parar numa escola de elite, o Miguel Couto. Habituado, cheguei no primeiro dia da aula, descalço. Foi aquele escândalo. A professora , uma senhora gordona, berrou comigo. Na próxima, não entraria na sala e pediu-me que apresentasse ao Diretor. O Diretor, um tal de Miécio, tinha fama de bravo. Fui ao pátio, encontrei com o inspetor dos alunos, o senhor Aquilino, e expliquei a situação. Ele disse: pule o muro e vá para a casa. E assim o fiz. Só voltei uma semana após, conduzido pelo pai. Lembro-me perfeitamente da fisionomia dessa professora. Vestia com esmero, cheia de joias. Morava numa casa bonita vizinha à Paróquia, na Pedro de Toledo.

Concluído o primário, consegui uma vaga na Casa Iyda. Aí vi que era ainda analfabeto. Não sabia fazer cálculos nem preencher a nota de venda. A colega, uma tal de Jandira, ainda viva, pegou um calhamaço de papel de embrulho, e obrigou-me nas horas em que não havia freguês, a copiar inúmeras vezes o alfabeto –maiúscula e minúscula -, números, fazer soma e de multiplicar. Devo muito a ela. Poucos meses após, conseguia atender à clientela.

Na época, o prefeito Miguel Martin Gualda instalou a Escola Comercial, que foi dirigida por muitos anos pelo Waldir Serrano Marzabal. Matriculei-me nela. Uns bons anos depois, estava até lecionando nela. Bons tempos. Os meus alunos fizeram-me candidatar a Vereador e elegeram-me.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 21/01/2017
Código do texto: T5888478
Classificação de conteúdo: seguro