coisas da idade - sintoma incomum.

Já não sou um garoto.

Mesmos os garotos tem calafrios, dores de cabeça, febre... mas na boa idade os sintomas em nosso corpo são mais frequentes e nos deixam atentos.

No que se refere as dores dos movimentos até não me preocupa, mas já passei por períodos de tonturas, taquicardia, que me deixaram preocupado.

Somos leigos, definir, a partir de um sintoma, qualquer grave problema é um erro.

Mas desconheço ser humano, nessa idade, que me coloco, que não atente para os detalhes. Outro dia acompanhei um pequeno caroço quase em baixo da axila direita, do lado interno. Lendo um pouco descobri que o homem também tem câncer de... digo peito ou seio... Mas foi algo passageiro, coisa de dois dias se me lembro bem.

Assim vamos nos apalpando, escutando, monitorando e nos sentido. E tenho pra dizer, tornamo-nos especialistas.

Mas esse ultimo sintoma me deixou atordoado por alguns instantes, foi quando minha visão estava embaçando. Era um dia de verão forte no noroeste gaúcho. Final de tarde, tratei de colocar algumas coisa em ordem e me encaminhei para o banho diário.

O banho normalmente é um momento de relaxamento, de entendimento com o corpo, de retribuição. Você dedica alguns minutos do dia para devolver a essa máquina perfeita um pouco de sanidade, descanso, relaxamento e higiene.

O banho deve ser morno, não muito quente. Quando entro em contato com o jato da água, são minhas mão e braços que lavo. São elas que irão limpar o meu corpo. Uma mão lava outra e cada qual lava o braço oposto. Não me esfrego na parede para ficar limpo, salvo alguma exceção quando preciso limpar os calcanhares.

Foi no primeiro contato com a água que a visão começou embaçar, serenamente mas constante.

De imediato fique intrigado e pus todos os sentidos em alerta. Mantive-me calmo, e continuei o banho. Em seguida deixei que o jato de água batesse na minha nuca e escorresse pelo corpo, pensei que assim poderia reverter esse incomodo sintoma.

Esperei o tempo que achei suficiente, mas não houve melhora.

Enxergava quase só vultos como em dia de serração. Quando me posicionei para que o jato de água fosse ao encontro direto da minha cabeça, por intuição levei as mão ao rosto, foi quando toquei e senti que algo caia aos meus pês, quando baixei os olhos, vi claramente os meus óculos no piso.