Cérebro de Macacos
Por:  Alexandre d’ Oliveira
 
Não nos resta dúvidas o que queremos quando longe de casa. Queremos  curtir a vida adoidado e  como qualquer estrangeiro que se preze é normal relutamos quando não conhecemos onde realmente estamos. E nem temos ideia qual a procedência de certos pratos quando servidos no nosso amado Brasil. Somos tão ignorantes que algumas meninas pediram um prato de tira-gosto para degustarmos junto à cerveja Kirin, e algumas doses de Chivas Regal , e Ballantines. Estávamos neste momento num bar em Singapura, naquela farra de final de dia dentre amigos, e algumas meninas, quando se aproximou de mim uma delas com cara de indiana, já aos quarenta minutos daquele tento.
Uma mulher que parecia mais louca do que eu. E nisto conversa vai e vem, numa boa prosa, num inglês arrastado, num inglês que quase nada se entendia, a língua do maranhão funcionava que era uma maravilha, para quem não entende gesticulávamos o que bem queríamos, e elas naquele instante eram elas as nossas interpretes. Eu muito curioso querendo saber de que se tratava aquele petisco perguntei a maluca daquela mulher que iguaria era aquela que parecia tão familiar, e de repente bastante estranha, esta se fez de desentendida e logo depois latiu como se fosse uma cadela.
Colocou sua mão à frente fazendo curvas, e latiu. Quando enguei e tentei jogar toda comida pra fora, segundo o guisado era de cachorro , cobra, e cérebro de macacos. Eu fiquei bom no mesmo instante que entendi o que se passava naquela mesa, e nisto provoquei uma revolução junto aos amigos que estavam sem saber o que estavam comendo. Guisado de vísceras de cachorro; cobra d’água, e cérebro de macacos.
Gente, neste momento a cachaça passou, de forma que nem mesmo parecia termos bebido umas e outras , outra coisa não queríamos nada mais a não ser pagar a despesa e voltar correndo para onde ficávamos, ou seja, no nosso navio. E desta forma recordar na nossa memoria tal dia. Ninguém de bom censo quis saber de ficar com mulher alguma. Imaginando que elas comiam aquilo como se fosse um manjar dos deuses.
Pessoal, quem esta num lugar que de repente não conhece o que se come, por favor, não pense na possibilidade de arriscar, lá para aquelas bandas de tudo se toca, não tem bom nem ruim para estes, vemos apenas uma mistura de raças, a comida é realmente estranha, e como bem alguns sabem, o Vap, se mete em cada uma que só mesmo Jesus na causa.