Questão de Atitude...

     Parece existir uma linha tênue entre o real e o imaginário. Platão já dizia que tudo o que existe está presente no “Mundo das Idéias”, e que só precisamos “captar” isso e concretizar em nossas vidas, o que não é uma tarefa fácil.

     Digo isso porque não seria lógico acreditar que as pessoas não desejam uma boa casa, um bom emprego, um bom relacionamento, bons amigos, enfim, todos desejam o melhor para si e para as pessoas que amam.

     Dessa forma, o que está faltando neste “rádio” ambulante que somos, que deixa de captar do Universo aquilo que ele tem de melhor para nos oferecer? Em qual sintonia vivemos para deixar passar as boas oportunidades que se apresentam?

     Ora, todos os dias perdemos essa sintonia no exato momento em que abrimos nossos olhos para começar mais uma jornada pela vida. Já levantamos pensando nas contas a pagar, no trabalho entediante, na briga que tivemos no dia anterior, nas dificuldades que encontraremos. Aí está: acabamos de estabelecer nossa sintonia fina para aquele dia que se inicia. Acabamos de decretar o que esperamos daquele dia, ou seja: dívidas, tédio, brigas, dificuldades.

     Parece auto-ajuda falar em pensamentos bons, em coisas que nos dão a sensação de bem estar, de realização, mas na realidade não é. Percebemos às vezes que as coisas que nos fazem mais felizes surgem em nossa vida de uma forma tão rápida, tão espontânea, que não as aproveitamos por medo de não serem reais, de não durarem o tempo suficiente para nos fazerem plenos, satisfeitos.

     O que posso dizer que tenho experimentando nessa jornada é que atitudes mudam o mundo, ganham espaços, fazem as coisas acontecerem! Isso mesmo: Atitude.

     Acreditar apenas nunca bastou para que pudéssemos almejar o “algo mais” que desejamos, aquela coisa especial que nossa vida merece, que pedimos que entrem e não saiam mais de nossa vida, mesmo conhecendo a transitoriedade de tudo.

     O que posso afirmar com certeza é que quando realmente precisamos, se tivermos calma, serenidade e principalmente atitude, ouviremos a resposta do Universo com muita clareza.

     Há algum tempo atrás, eu e minha filha de 10 anos estávamos transitando por uma Avenida em Sorocaba quando meu carro quebrou e quase acabei batendo. Isso aconteceu de uma forma tão inusitada que apenas pensei: tenho que fazer algo! Parei num lugar onde, com certeza, seria multado em pouquíssimo tempo e acendi o pisca alerta. Minha filha perguntou o que estava acontecendo e, para tranqüilizá-la, apenas disse que em pouco tempo tudo seria resolvido.

     Fechei meus olhos pensando “e agora?”, quando alguém bateu no vidro do carro. Era um senhor de meia idade que, sorrindo, me disse: “-Se você parar aqui, será multado!”. Olhei pra ele e contei que o carro estava quebrado, e seria difícil movê-lo para uma distância maior. Ele se prontificou em me ajudar, mesmo estando aparentemente atrasado para outro compromisso, passando inclusive o número do seu celular caso eu precisasse de algo mais. Resumindo: em pouco mais de uma hora meu problema estava resolvido graças aquele senhor que eu nunca havia encontrado antes.

     Foi neste instante que percebi que a solidariedade é uma das respostas do Universo para atitudes positivas e para pensamentos bons que não exprimam revolta ou falta de resignação em relação às provas que surgem. No final das contas, fazer o mundo se mover a seu favor acaba sendo apenas uma questão de escolha e atitude.

     Que nossos dias sejam bons e felizes!