Matar não resolve

Matar é a maneira mais primitiva e ineficiente de eliminar aquilo que denominamos "problema". É uma pseudo solução, na verdade uma robusta ilusão.

A mão que aperta o gatilho, o verbo que ofende e calunia, a índole opressora e tirana... São comandos, reflexos do espírito rasteiro e equivocado.

Matar uma pessoa má ou perversa (que na verdade esta apenas equivocada) é como quebrar uma ânfora que aprisiona um gênio mau. A ânfora estava sobre minha visão, mas o "demônio" que ela aprisionava e agora encontra-se liberto não. Conclusão: Fiquei mais vulnerável a seus ataques.

Quando trato alguem com carinho, amor, ódio, menosprezo... É o espírito desta pessoa que está recebendo essas impressões. Por tanto devemos observar atentamente como tratamos o nosso próximo, principalmente aquelas pessoas mais difíceis.

A qualidade do tratamento que dispensamos a essas pessoas determinará se estamos contribuindo para sua melhoria ou alimentando sua revolta.

Espíritos equivocados são naturalmente belicosos, pois estão subordinados aos impulsos do instinto e uma vez atacados revidam com ferocidade, mas você que já se encontra em outro patamar, que conhece as leis de Deus, tem o dever de ajuda-lo a ascender e não há outro caminho senão o amor.