2016- Uma Retrospectiva

Estamos á poucos dias de despedir de mais um ano e de saudarmos o próximo que virá.Com certeza, um ano cheio de surpresas, alguns tiveram sonhos realizados, outros, pesadelos,muitos sorriram con quistando muito, outros choraram perdas, e por ai, fomos construindo, marcando, cada um á sua moda, a nossa história, nas páginas da vida.

Em que pese todos estes fatores,ao meu ver, o nosso Brasil,mesmo que a passos tímidos, teve muito a comemorar.Tivemos durante este ano, o afastamento da sra, presidente da répública,onde foi julgada por cometer crimes de responsabilidade ao erário,isto tudo de forma democrática, ainda que seus defendores, não se conformasse com o resultando, acusando o mesmo de ser "golpe de estado".Mais do que isto, o seu afastamento representou o começo da DERROCADA DE UM PARTIDO, que há 13 anos governava o Brasil, em funçao de um projeto de poder, e não de governo.

A Operação Lava Jato,com seus gools marcados a favor da ética, da justiça e de uma sociedade mais justa,e um país mais decente, foi outro fator a comemorar.Mesmo que criticada quase sempre por quem sempre defende o que é nefasto ou o que é ruim, ela vem contribuindo para fazer uma faxina ética nas instituições deste país, revelando a podridão moral, que jazia no interior do poder,e punindo "tubarões", na esfera política, que até pouco tempo, pareciam imputáveis.Mesmo diante, da atual crise política e moral em que vivemos,as nossas instituições vem sendo fortalecidas.A Justiça no Brasil, mesmo mancando em alguns percusos no cumprimento de seu nobre dever, não foi cooptada pelo executivo, como aconteceu em Cuba ou na Venezuela.

Perdemos personagens, importantíssimos, onde, cada um á sua época, contribuíram, para fazer do Brasil, um país melhor.Nas Letras, o Poeta Ferreira Gulhar.Na religião, o cardeal, D. Paulo Evaristo,cuja obra, buscou "religar" os homens não só com Deus, mais consigo mesmos.Com certeza, seus legados, continuarão a influenciar milhões de brasileiros por este país afora...Que o Brasil os alcance!

No fim das contas,creio que saímos, mais ganhando do que perdendo.

Para 2017,desejo que nossas instituições,continuem sendo fortalecidas e, em alguns aspectos, aprimoradas.

Que a justiça continue cumprindo o seu papel, de colocar os verdadeiros algozes da pátria aonde eles devem mesmo estar.

Que cada cidadão se torne um agente de combate a corrupção, seja em seu lar, sua família,ou onde estiver inserido.

Que a diversidade,religiosa, cultural, independente, seje respeitada.

Que a solidariedade entre nós a cada dia, se intensifique e se fortaleça.Que o Brasil, encontre o seu rumo em todos os sentidos.

E que desta crise emerja um país, mais forte, mais saudável, mais robusto e mais fraterno!

Feliz é nação cujo Deus é o Senhor!

Boa sorte, Brasil!

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 21/12/2016
Reeditado em 25/12/2016
Código do texto: T5859975
Classificação de conteúdo: seguro