QUE COISA É ESSA?

QUE COISA É ESSA?

BETO MACHADO

Isso é que é Democracia?... Uma República com três poderes de interesses independentes e harmonias circunstancias?... Mas todos estão muito atentos. Atenção total às possíveis perdas de independências; atenção total às possíveis mudanças nas regras que formulam seus proventos, que os autorizam manter-se alheios aos anseios do povo que os colocou lá, direta e indiretamente.

Viva a República que saiu das entranhas de um Império corroído para estabelecer um “Democrativa” que nem a caricatura do povo exibe em suas páginas constitucionais!...

Viva Democracia Relativizada! Regime perfeito para os amigos da “Corte”.

Reserva para os recalcitrantes a menor pena; para os “aparentados” isenção de tributos.... A promiscuidade é a moeda de troca e de compra. E o vício vai se avolumando, alimentado por sucessivas constituições promulgadas a toque de caixas percussivas ou não.

Aí chegou o nosso tempo... E continua tudo como d’antes, mesmo fora do quartel de Abrantes. A mesma enganação, o mesmo engodo: --- “Temos uma Constituição Cidadã”.

A Constituição Cidadã caiu feito uma luva nos dedos de poucos “bem aventurados”, cidadãos afortunados por fazer parte da casta do poder.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 18/12/2016
Código do texto: T5856780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.