DICIONÁRIO DE POLÍTICA - Termos para compreender o Congresso

Votamos. E daí? A maciça maioria de "Brasilis populaxos" não entende nada do que se fala no Congresso. No intuito de colaborar, apresento o significado de alguns termos usados na "Braziulia Homes populis".

- BASE PARLAMENTAR - Quantidade mínima de deputados necessária para ferrar o povo.

- RECESSO - Período de aparente sossego, enquanto os deputados descansam e planejam novas sacanagens.

- QUÓRUM – Encontro público de políticos com finalidade suspeita.

- REUNIÃO DE LÍDERES – Encontro quase secreto dos chefes de facções com a finalidade de acordos e divisões do butim.

- VOTO DE LIDERANÇA – Tipo de “Salve” legislativo. O mesmo que “Quem manda aqui sou eu”.

- COMISSÃO PARLAMENTAR – Caixinha, Obrigado!

- SUBCOMISSÃO – Divisão das sobras.

- PROJETO DE LEI – “Lá vem bala”. Sinônimo de “Projétil de Lei”.

- EMENDA – Remendo no texto da Lei para beneficiar alguém.

- ORIENTAR A VOTAÇÃO – Significa que se não fizer o que o Chefe mandar, tá ferrado. Fica fora de Comissões e Emendas.

- APRECIAR – Ver se é suficiente. Pode ser também “por o preço”.

- FAZER OBSTRUÇÃO - Peraí! Não foi isso que combinamos.

- PROPOSTA – Aqui e agora não! Podemos estar sendo grampeados.

Ajudou ou continuou não entendendo nada?

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 18/12/2016
Reeditado em 18/12/2016
Código do texto: T5856684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.