Papo na Parada

_Boa noite, seu moço, tem um cigarro?

_Boa noite. Infelizmente não tenho, não fumo.

_ Se o senhor não fuma, não poderia ter mesmo, não é?

_ É verdade. O infelizmente não foi no sentido de não ter o cigarro, porque o natural seria que não o tivesse mesmo, mas foi no sentido de lamentar não poder atender ao seu pedido, por não ter o cigarro.

_ Credo! Complicado, hein? O senhor nem me conhece, porque lamentaria não poder me oferecer um cigarro?

_Porque me agrada tratar as pessoas de maneira gentil.

_Mesmo as que nunca viu antes?

_Sim. Ser gentil com todas as pessoas deveria ser um propósito de todos. Se assim agissem as pessoas, o mundo seria muito melhor.

_Então o senhor acha que dar um cigarro a um estranho é ser gentil com ele, e com isso melhora as relações humanas?

_Não foi bem isso que quis dizer. É claro que dar cigarros às pessoas, estranhas ou não, por si só, não melhora o mundo.

_ Então o que melhora o mundo? Dar cigarros ou ser gentil?

_Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Você pode ser gentil sem dar cigarro algum, como pode não ser gentil dando um monte de cigarros . O importante é a forma de tratar as pessoas.

_ E o que o cigarro tem a ver com isso? Não ter o cigarro que lhe pedi mudaria a forma de o senhor me tratar?

_Não. É que o senhor poderia interpretar o fato de não atender a seu pedido como uma forma de não estar sendo gentil, afinal o senhor não me conhecia. E não poderia saber se eu tinha ou não cigarro e se supusesse que eu os tinha poderia também imaginar que os tivesse negando ao senhor, o que não seria nada gentil.

_Meu Deus! Só estava com vontade de dar uma tragadinha. Mas, já perdi. De que planeta o senhor veio? Não precisa responder. Meu ônibus está chegando, boa noite.

Domingos Sávio ferreira
Enviado por Domingos Sávio ferreira em 16/12/2016
Código do texto: T5855089
Classificação de conteúdo: seguro