Desgoverno no Rio

Tá difícil ser morador do Rio de Janeiro. Uma das mais belas cidades do Brasil, porém sem nenhum motivo a mais para elogiar além de suas belezas naturais.

As notícias são sempre as mesmas. Superfaturamentos, desvios, propinas, acordos, esquemas e toda a sorte de crimes, cometidos por nossos governantes. Aí do outro lado: desemprego, crimes, descaso, desrespeito, por todos os lados.

Ser morador do Estado do Rio de Janeiro, é ser esbofeteado na cara, todos os dias, é acordar humilhado, deprimido e seguir em frente. Com a violência batendo na sua porta. A cidade está dividida, entre as facções do crime organizado.

Não existe mais área de risco, e sim um Estado de risco permanente. Com comunidades dominadas, onde as pessoas não podem circular livremente, cerceadas em seus direitos constitucionais. Como o de ir livremente.

Onde eu morei por mais de 30 anos, uma comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro. Podíamos ir e vir, e andar sem medo. mas em menos de 10 anos, a paz acabou. Primeiro um grupo paramilitar, hoje o tráfico de drogas.

Hoje, eu que nem bebo, nem fumo. Durmo com cheiro de maconha invadindo minha casa. Em frente a entrada da minha casa existe um posto de vigilância do crime, onde marginais se revezam dia e noite vigiando a rua. E eu sinto medo, não fico mas em frente a minha casa, porque não quero ser confundido com um vagabundo.

Ou estou na rua, ou dentro de casa, trancado preso entre quatro paredes para não estar perto de criminosos.

Mas isso não põe em segurança, de uma hora para outra, pode acontecer um confronto e eu, dentro de casa posso ser uma vítima, tanto na mão de criminosos rivais, ou da própria polícia. Pois se os marginais ficam na minha porta, posso ser facilmente acusado de ser um deles.

Não existe paz, na vida do cidadão Fluminense, aqui na zona norte do Rio de Janeiro, ou vivemos com medo e assustados, ou no mínimo tensos. Porque estamos desarmados, desamparados e desprotegidos pelo desgoverno do Rio de Janeiro.

Danilo Anjo
Enviado por Danilo Anjo em 13/12/2016
Código do texto: T5852175
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.