EGOISMO

As chagas que mais atrapalham a evolução do homem são o orgulho e o egoísmo. O homem geralmente só pensa em si, só olha o que está ao seu redor. Esquece que ao seu lado ou mais adiante existem seres em situações adversas. Mas ele simplesmente ignora, como se o mundo fosse só seu, de mais ninguém. Os outros estão para servi-lo, à sua disposição. Ele é o maior. O homem é egoísta quando só pensa nele, quer só para si. Junto com o egoísmo vêm as injustiças, falta de caridade, falta de amor. Ele costuma guardar seu conhecimento para si, não dividindo com os outros, se fecha, não abre seu coração. Na verdade deve-se fazer o contrário, abrindo nosso coração, dividindo nosso conhecimento, expandir os horizontes para crescermos juntos. Fazermos troca de experiências com quem sabe mais e com quem sabe menos. Seria uma química perfeita. Além de contribuir para nossa evolução espiritual e intelectual. CRISTO sempre falou para abrirmos nosso coração. O que isto significa, senão nos colocarmos à disposição para aprendermos algo mais, algo que ainda não sabemos?

Ajudarmos nosso semelhante que roga nossa ajuda!

Às vezes somos egoístas até com nossa dor. Quando estamos sofrendo por dentro, aquela dor que contrai nosso peito, que são as mágoas, sentimentos nada positivos e teimamos em não abrirmos para outro irmão, guardamos para si. Alguém que está ao nosso lado sofre da mesma maneira ou até mais, pois não sabe o que está acontecendo. Quantas vezes não damos ouvido aos nossos entes que estão junto de nós pedindo socorro, por uns minutos para ouvi-los e simplesmente o ignoramos? Um colega de trabalho tendo dificuldade em determinado assunto e negamos a ajudá-lo? Guardamos para si nosso conhecimento. E assim levamos a vida cheia de tropeços.

Com nosso egoísmo também interferimos na vida alheia, inclusive nos rumos do país e do mundo, pois atrapalhamos sua evolução natural, seus sonhos.

O homem egoísta é um ser sem moral, sem caráter, sem princípios e sem ética. Ele perde seu rumo, fica desnorteado e com isto aparecem os vícios, as doenças, as injustiças. Podemos então dizer que o homem está doente, e se assim está, deve se tratar. Está na hora de se acordar e procurar sua cura, seu autoconhecimento, a rememorar seu passado, seus atos, saber o quanto perdeu agindo desta forma, fomentando orgulho, egoísmo, a vaidade. Vale a pena agir desta forma?

CRISTO nos deixou o maior dos mandamentos:

“Amar o próximo como a si mesmo”. Aqui ele resume tudo. Põe por terra todo sentimento de orgulho e egoísmo que possa existir no homem. Ele nos convida a refletir, modificar nossas atitudes, nossos sentimentos.

É hora de ressuscitar o CRISTO que está esquecido lá no fundo do coração.

Inicia-se a verdadeira transformação. Ele abre seu coração para a felicidade, entrada de energias positivas. E assim começa uma nova vida para este ser. A paz de espírito volta a reinar e assim também refletir na natureza. Com mais paz, o mundo torna-se melhor e cada um vai dando a sua contribuição para evolução da humanidade.

Quando nós queremos a natureza conspira a nosso favor, ela dá a sua contribuição, pois, ela sintetiza toda a criação de DEUS, nosso pai. Ele compreende e perdoa seus filhos, dá a chance para que seus filhos reabilitem-se, se perdoem, achem seu caminho para a evolução. É assim que o homem vence seus obstáculos compreendendo as leis da natureza. Ela aí está para ser

vivenciada. Só falta ao homem tomar consciência de que ele tem um compromisso e responsabilidade com sua evolução e com a dos outros.

Foi por isso que DEUS nos concedeu o livre-arbítrio. Ele, na sua infinita bondade nos perdoa e nos ama. Sendo assim não há motivos para ignorá-lo ou temê-lo e sim amá-lo, tomar nosso caminho da luz e seguirmos para a evolução, pois este é nosso compromisso e desejo.

Valmir Vilmar de Sousa (Veve) 09/04/13

valmir de sousa
Enviado por valmir de sousa em 08/12/2016
Código do texto: T5847576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.