Campo de batalha

A internet nos dividiu, nos separou. Ela nos colocou em campos de batalha opostos, sem nem nos darmos conta, que todos nós somos do mesmo exército. Uma notícia, não é mais somente uma notícia, ela é, na verdade, um lamaçal de opiniões incongruentes, de projéteis disparados sobre uma incessante massa de pessoas, que vai disparar de volta, e a guerra se tornará mais forte, e mais cruel. A munição dada, muitas vezes, é fornecida por fontes duvidosas, e na maior parte das vezes, mal interpretada. Você não lê, e quando lê, não entende o que está escrito.

As batalhas se sobrepõem ao fator sensatez, e cada vez mais, estamos perdendo o discernimento sobre o conceito de democracia. A internet é zona de guerra, meu amigo, e na guerra, vale tudo. Na guerra não existe um lado certo ou errado, e em guerra de palavras, sua opinião é a única que é válida. Você é o único que importa, e está sempre certo.

Mas não há certeza mais falha, que a certeza sobre estar certo. Quando você tem certeza sobre algo, duvide. Quando você lê algo convicto, duvide. Quando você acha que sabe tudo, aprenda mais. Quando alguém acha que sabe tudo, tenha certeza que ele não sabe coisa alguma. Seja sensato, respeite o que as pessoas dizem, mas duvide sempre de quem tenta te colocar em uma guerra. Somos todos soldados da mesma pátria, os mesmos, lado a lado. Se alguém nos colocou em um fronte, uns contra os outros, é porque precisam de nós separados, pois sabem que juntos, somos muito mais fortes. Leia mais, duvide mais. Não tem motivos pra você odiar as pessoas só porque elas não pensam como você, na verdade, isso é muito bom. O conhecimento é uma concha de retalhos, feita, principalmente, por opiniões contrárias a sua. É assim, que você aprende sobre as coisas, ouvindo quem pensa diferente de você.