FIQUEI VELHO E NEM PERCEBI


Envelhecer é um processo natural do qual nenhum ser humano foge do seu curso. É preciso de um equilíbrio consciente para enfrentar essa realidade que se inicia no justo momento que se abre os olhos para a vida. Cada minuto da vida é único, e não tem retorno. O ciclo da vida corre na direção da finitude consumada com a morte.
Todos os caminhos sejam eles amenos ou espinhosos nos levam nesta direção. Nossas ações durante o ciclo da vida farão a diferença a cada um de nós. Caminhamos sempre assessorados pelo envelhecimento. E de acordo com a nossa forma de agir vamos atrair os resultados bons ou maus. Não se colhe paz quando semeia discórdia. A vida saudável tem suas regras. E uma vida desregrada sem limites alimenta o pessimismo, e de acordo com nossa forma de agir os frutos serão colhidos.
Fugir da velhice é impossível uma vez que este é um processo natural inevitável. Aos poucos vamos perdendo as habilidades, nossa força motora vai diminuindo sua capacidade, e automaticamente querendo ou não tornamos dependentes dos mais jovens, que em algumas situações acabam nos constrangendo as vezes involuntariamente. É nesta hora que necessitamos de um equilíbrio emocional e devemos ser compreensivos aceitando nossa realidade. É comum, ouvir alguém dizer:
-Há vou morrer mesmo, então me deixe fazer o que eu gosto; fumo uma carteira de cigarros por dia, bebo meia de pinga, como carne gorda à vontade. Meu pai comia toucinho cozido no feijão pé de porco e morreu de velho. Se dane o médico, a vida é minha, tô nem ai se os diabetes estão elevados.
Só que, seu pai pode ter sido um caso raro de longevidade, um dos poucos a ultrapassar a casa dos cinquenta anos. Seus colegas se foram todos com quarenta e cinco ou cinquenta, simplesmente pelo fato de não se cuidarem, entupiram as coronárias e morrem de infarto.
Os médicos fás a parte deles como profissionais, cabe a você acatar ou não sua orientação, não fazendo isto, para o médico não há diferença. A vida é sua, e ele está de mãos lavadas, e com a consciência tranquila. Ainda vai lamentar no seu velório, por você não tê-lo ouvido.
Quando criança eu imaginava que quarenta, e cinquenta anos eram vidas longas, se chegasse nesta idade estava de bom tamanho. O tempo não corria com tamanha velocidade, às horas pareciam mais longas.
Com á modernização o tempo embarcou na técnica on line, e a vida passa tão rapidamente, que ninguém percebe, não temos tempo para envelhecer, se o fazemos nem percebemos, num estalar de dedos estamos idosos. Aliás, velho agora é a partir dos oitenta, e mesmo assim são aqueles que estão no mínimo, dez anos a nossa frente. Cinquenta anos hoje é muito pouco, após essa tomada de consciência e os cuidados que recebemos por parte da medicina moderna. Com a nossa expectativa de vida alongada, E com tantas maravilhas existentes à nossa disposição. Morrer mais cedo deixa um grande pesar. “Fiquei velho e nem percebi!”
 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 21/11/2016
Reeditado em 17/05/2018
Código do texto: T5830582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.