Por que todos querem poder?

Sabe aqueles dias que você não entende bem o que acontece com as pessoas à sua volta? Tudo parece tão inóspito, arredio, estranho...?

Nunca fui das garotas mais populares da escola. Não. Nem quis. Era certinha demais e, como acontece nesses casos, você conquista mais olhares de indiferença, pena e aversão do que amigos. Mas assim fui vivendo até hoje... Sendo assim, eu, somente e simplesmente eu. Esse foi o meu erro?

A felicidade... Sentimento tão desejado e, talvez por isso, tão inatingível. Almejada por todos os homens, esperança dos desamparados, famintos, doentes, solitários, ambiciosos. Por que se critica a ambição da humanidade se de todas as ambições, a felicidade é o nosso maior anseio?

Vi a maioria das pessoas ao meu redor atuarem como se o mundo fosse um imenso palco para "ilusionistas", "bailarinos", sonhadores. Fingimos porque sonhamos demais; ao ponto de abstrair-nos completamente da realidade. Porque a realidade distancia-nos dela: da felicidade. Por isso estamos sempre a imitar algo ou alguém que represente para nós a felicidade: atuamos, dançamos, aparentamos o poder porque o poder significa o controle, mais fácil é orientar o curso do destino para o rumo que queremos. Portanto, antes da felicidade, buscamos o poder. O problema é o modo como temos avidamente lutado por ele.

O poder é egoísta, não aceita parceiros. Monopoliza, tiraniza e destrói. Minha vida toda senti como se os "braços" do poder estivesse a desferir-me golpes. Sem dó, sem piedade, sem direito à voz nem vez. Eu, só conseguia ser eu. O tempo todo.

Às vezes pergunto-me se os poderosos são tão felizes como parecem ser. Não eram pra sê-lo? Porque eu não sou. Suditamente, vassalamente, escravidamente não posso ser feliz. E por que não migro para o lado vencedor? Simplesmente porque não serei aceita. Não há espaço para mim. Sou calada demais, simples demais, quieta demais. O poder é inquieto e indiscreto.

Mansões, iates, diversão, boa comida, móveis sofisticados, requintes, elegância... ah, o poder! O poder impõe-se, massacra, oprime, é feliz?

Não sei. Isso me inquieta.

Sara Matos
Enviado por Sara Matos em 20/11/2016
Código do texto: T5828880
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.