Começou Assim

“Lá estava eu dormindo, sem sonhar com nada, quando minha mãe me chamou:”.. “Levanta Laércio, já são 6h30 e você tem de sair com o seu pai.”

Então me levantei, esfregando os olhos. E fui lavar o rosto. Só ai lembrei-me que era um domingo e que eu iria acompanhar o meu pai, que era cobrador de uma sociedade operária. Era um domingo de junho de 1940.

E depois de tomar o café com polenta frita, eu coloquei o tênis nos pés, e saímos. Era 7h30 daquela manhã bonita, mas muito fria. E fomos visitar os sócios, todos longe uns dos outros. Além de pegar as mensalidades que era de cerca de 1 mil réis, meu pai ainda levava pedidos aos diretores da sociedade.

A vida era dura para todos. Havia uma Guerra Mundial em andamento (a 2ª Grande Guerra) e tínhamos racionamento de quase tudo: farinha de trigo, açúcar, óleo, etc.

Andávamos umas três horas para fazer aquela tarefa. Agora, a razão de eu ter de ir junto, estava além da minha compreensão. Com seis anos eu gostaria de poder dormir até mais tarde e depois ir brincar com os outros garotos da minha idade, que eram muitos na minha Rua Carlos de Campos, 327.

Laércio
Enviado por Laércio em 15/11/2016
Reeditado em 15/11/2016
Código do texto: T5824191
Classificação de conteúdo: seguro