PAPO CABEÇA

A tarde estava de cara feia em Porto Alegre. Nuvens nervosas e o São Pedro lá em cima estava irritado. Lá pelas tantas começou a fiasqueira, era trovão, raio e tudo mais. Foi uma baita chuvarada. Os bem-te-vis ficaram enlouquecidos. Os sabiás silenciaram a serenata. E eu ali na emergência do Instituto de Cardiologia num papo cabeça com Jesus. De novo.

Desta vez eu senti que o Divino estava com os bofes azedos. Problema Dele.

Ficamos ali proseando e Ele cheio de argumentos. Estava me trovando. Queria levar-me. Eu disse: Bem capaz! Aí então Ele veio com aquele papinho de sempre: Olha gurizão, (pensei: este Jesus é gaúcho) já te dei um monte de chances e acho que tu ainda não entendeste.

Eu já estava brabo mesmo, irritei-me:

- Pode parar, se todo este “conversê” for para levar-me, pode tirar teu cavalo crioulo da chuva.

- Não guri, Eu vim para te dar mais uns conselhos, e desta vez vê se te manca.

- Ainda bem, pois não iria adiantar o Senhor me levar, pois agora que eu descobri um monte de coisas a seu respeito e lá no céu eu entrego para os Teus colegas. O Senhor ficaria malfalado.

- Não seja por isso, sei de cada coisa cabeluda tua, que, se vacilares, tu irás cair na boca do povo.

- Então está bem Jesus, fazer o quê, o Senhor sabe tudo, o que é desta vez?

- Para começar, vou deixar bem claro uma coisa: Tu só tens uma vida, e é essa miserável que tu tens agora.

- Tudo bem Divino, não precisa chinelear, vai direto ao assunto.

- Pois bem, vive a tua vida, faz por ti, não te preocupa com os outros. Não tente resolver o problema dos outros. Ajuda menos, tu és bom demais. Bondade demais nunca é bem vista. Seja bom o necessário. Se tu viveres a vida do outro a tua vai e a do outro fica bem. Que descompasso cerebral é esse. Da outra vez te dei a dica e tu pareces que sei lá entende! (estranho este Jesus). Não sou estranho, tenho que falar o teu idioma, senão, tu virás para cá outras vezes todo esgualepado emocionalmente, com tudo entupido e colocarás mais molinhas nos teus canos. E de tanta mola neste corpo, tu não vais mais andar, vais saltitar! Te liga criatura! Toma uns remedinhos, vais viajar e arejar esta cabecinha. Não tenho mais paciência para estar sempre te amparando, sabendo que tu não fizeste a lição de casa.

- Bah! O Senhor é um Cara Legal!

- Sem ironia. Vai para casa e te orienta índio velho! A minha paciência contigo está mais curta que coice de porco! Te larguei bagual. Amém pra ti!