PARA VOCÊ, O QUE É SER CRIANÇA?

“PARA VOCÊ, O QUE É SER CRIANÇA?”, foi esta a pergunta que coloquei na lousa há poucos dias para os alunos (maioria com idade de 10 anos) cujo a única condição era que eles respondessem em forma de desenho. Recebi diversas respostas, algumas até abstratas, mas a ideia era deixar a criatividade fluir, a aula não era de artes, portanto, não questionei, só aceitei, creio que na cabeça de cada um tinha uma intenção, mesmo que alguns se importavam em caprichar mais nessa intenção e outros menos, o importante era fazer.

Das respostas, maioria envolvia “brincar”, alguns se desenharam jogando futebol, outros num balanço, outros num parque, e o que todos tinham em comum? Todos estavam com a família, e todos com a família completa, até cachorro em alguns. Outro desenho, no caso, que se diferenciou de todos, veio de uma aluna que se desenhou “levitando”, confesso que não tinha entendido (sério, eles são muito artistas) até perceber uma frase de canto que dizia que “ser criança é sonhar alto”.

Tudo aquilo era de emocionar, a atividade era simples, mas com criança, nada e nunca é tão simples assim, as respostas, a criatividade de cada um, a simplicidade, a sinceridade dos traços, a escolha das cores, tudo diz tanto que não há ciência que possa analisar. Em suma, ser criança muitas vezes é só isso, enquanto buscamos o melhor brinquedo, a melhor roupa, a melhor viagem, o melhor lugar, o melhor momento, para eles, o melhor é a liberdade de sonhar, de expressar o que sente, obter a atenção sem precisar chamar atenção, estar junto a família em programas tão simples que parece banal nos tempos de hoje, ser criança pra criança é simplesmente, poder ser criança.

Assim como dia de pais e mães, dia das crianças é todos os dias, por isso, a importância de olhar nos olhos delas e encontrar naquele brilho, inspiração para todo o seu dia, sentir naquele abraço, todo o amor que ainda exista no mundo e ver naquele sorriso, esperança de dias melhores.

Ser criança é conversar olhando nos olhos do outro, ser criança é praticar a verdade, ser criança é tirar do mundo o melhor que ele pode oferecer, ser criança é sentir falta daqueles que ama, ser criança é aceitar o novo e desejar o máximo, ser criança é acreditar no presente e ter fé no amanhã, ser criança é aprender a rir das próprias quedas, ser criança é fazer de cada momento o melhor momento, ser criança é saber perdoar, é abraçar quando tiver vontade, é ser exemplo. Ser criança é desafio, é nascer de novo a cada dia, é sonhar sem medo, é fazer do mundo, uma bela poesia, ser criança é tudo o que deveríamos buscar ser.

Feliz dia das crianças!

Luan Santos
Enviado por Luan Santos em 12/10/2016
Reeditado em 12/10/2016
Código do texto: T5789685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.