RECANTO DAS LETRAS: O Facebook dos velhos.!?

Outro dia alguém do meu convívio me disse que escrever e publicar coisas no RDL é exercitar a mesma lógica utilizada pelos jovens no FBK. Só que o RDL é voltado para os velhos. Mesmo assim, os dois são "farinha do mesmo saco".

Expressada em tom de deboche (e de inveja também), tal afirmativa me pareceu conter a intenção de nivelar por baixo duas coisas que são realmente diferentes. Constatação que me motivou a pensar e escrever sobre o assunto.

Em primeiro lugar as pessoas que usam ambos os sites são das mais variadas idades, formações, profissões e gêneros. E em segundo lugar, o RDL abriga obras pensadas e criadas dentro de padrões estabelecidos (poesias, artigos, sonetos, contos, livros e etc) e o FBK acolhe pessoas interessadas em expor sua vida social (e íntima também) esperando receber elogios e comentários por aquilo que fazem e são (ou supostamente fazem e são).

Assim, no FBK o foco está no relacionamento entre pessoas (basta perguntar para seu fundador, M. Zuckerberg) e no RDL a ênfase está, declaradamente, na promoção da literatura. Em última instância, na produção e divulgação de uma forma reconhecida de arte. Que já tem mil anos de tradição.

Além disso, acredito que o ser humano possui total liberdade para empregar seu tempo e sua mente em qualquer coisa que desejar, desde que isso não prejudique ninguém. Algo que possivelmente não faz parte do rol de crenças e princípios da pessoa que fez a ingênua afirmativa sobre o RDL.

Mesmo assim, eu sou muito grato a ela pela inspiração que me levou a essa intempestiva reflexão. Pensar e realizar dá tanto prazer quanto fazer sexo. Em certos momentos, dá até mais, como alguns ramos da Ciência e gênios da humanidade já conseguiram comprovar. Basta consultar o Google para saber disso (Jesus!).

Por fim, eu também penso que o indivíduo que se manifesta através do RDL tem um objetivo diferente e mais profundo, que não pode ser traduzido apenas pela vontade de receber incentivos, críticas, curtidas e elogios de qualquer pessoa que aprecie determinada obra.

Com certeza a idade e a vaidade não possuem vínculo direto com essa forma de expressão artística, seja ela boa ou ruim. Escrever é algo que está relacionado com o espírito, com a alma. E obviamente, não com as aparências (sem ofensa nenhuma, claro).

Resumo da ópera: Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. O RDL e o FBK são farinhas muito diferentes de sacos bem diferentes.

Jamais duvidei disso. Motivo pelo qual escrevo (para mim e por mim) desde os 23 anos de idade, sem nunca ter publicado nada. E com uma energia e um prazer que nenhum FBK pode sequer pensar em proporcionar. Acredite (se quiser)!

Mello Cunha
Enviado por Mello Cunha em 23/09/2016
Reeditado em 28/12/2016
Código do texto: T5770096
Classificação de conteúdo: seguro