Se eu mudar...

Como diria o filósofo Heráclito, que eu parafraseio para falar sobre mudanças, “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou.”

Há quem diga que permanecer no mesmo lugar a vida inteira é bom. Que mudanças provocam desconforto, saída da nossa zona de conforto, algumas vezes até sofrimento. Mas não digo só fisicamente, e sim em todos os sentidos. Ouvir as mesmas músicas, usar o mesmo estilo de roupas, acreditar nas mesmas palavras, fazer as mesmas coisas e seguir as mesmas teorias e convicções.

Usar as mesmas defesas, os mesmos gestos, os mesmos medos. Trabalhar no mesmo lugar, com os meus colegas, com os mesmos problemas de sempre. Há quem diga que isso significa que a pessoa tem pulso forte, opinião formada, certeza do que quer da vida. É uma pessoa centrada e, porque não dizer, feliz? Não digo que não seja. Pelo contrário. Mas... dá uma olhada ao redor. Dê uma volta. O mundo não é mais o mesmo. Desde ontem, ele já mudou tanto... não creio que a pessoa mais estática consiga passar ilesa dessas transformações.

Você não encontra as mesmas estrelas-do-mar na mesma praia, nunca. O mar a leva para outro lugar. Não encontramos as mesmas pessoas no barzinho da esquina. Não encontramos a mesma flor no mesmo jardim. O vento a leva para longe, para florir outros jardins ou o ser humano a leva para enfeitar e perfumar sua sala de estar. Ninguém vive o mesmo dia duas vezes, nem mesmo a mais monótona rotina consegue não se reinventar. Até mesmo a lua, que aparece todos os dias, troca de roupa de vez em quando.

Então, não se assuste, meu bem, se eu mudar. Eu vou mudar. Aliás, vou mudar o tempo todo, nem que seja um pouquinho de cada vez, quase imperceptível ou mesmo tudo de uma vez só. Quando vir, estarei diferente sim, mas isso não quer dizer que serei outra pessoa. Ainda serei eu, apenas uma versão diferente daquela que você está acostumado. E se mesmo assim, você achar a mudança drástica, dá uma olhada em volta. Parece difícil enxergar, mas o mundo mudou, e eu também. Até você mudou. Não me olhe dessa forma cética. No fundo, você sabe que sim.

Então, me dê o direito de ser uma pessoa diferente a cada dia da minha vida. Você verá que nem toda mudança é ruim. Pense em mim como um rio. Ele muda sim, mas nunca deixa a sua essência. Suas águas mudam sempre de direção, renovando-se constantemente, mas sempre trará para quem o observa, calmaria e paz.

Belinda Oliver
Enviado por Belinda Oliver em 18/09/2016
Reeditado em 21/09/2016
Código do texto: T5765196
Classificação de conteúdo: seguro