Concordo com Você Lula

Ainda sobre a frase em que você compara a honestidade de um político com a de um funcionário público, eu preciso concordar com você ex-presidente, pelo menos em parte.

Eu também sou servidor público concursado, enterrei minha carreira e meus sonhos ao escolher esse caminho. Sim Lula, é isso mesmo. Acreditar no SUS foi uma opção que fiz há muitos anos e terei que sustentar até a minha aposentadoria, não sei mais quando, mesmo sem um desenho de carreira,com uma remuneração injusta contingenciada pelo governador do seu partido, o Sr. Fernando Pimentel, enquanto mantém seus privilégios.

Tenho lido vários textos que contam belas histórias de esforços e devida até chegar ao serviço público. No meu caso a história é um pouco diferente. Eu sou fruto do esforço dos meus pais. A luta foi deles. Eu apenas usufrui das facilidades que eles criaram para me formar e superar as barreiras sociais que eles enfrentaram. Mas fui um aluno sério e esforçado e jamais esqueci quando meu pai disse que eu deveria entregar algo de volta à sociedade. Foi o que pensei quando decidi ser um médico do SUS. Eu tinha outra escolha.

Acontece que pessoas, nem sei se é justo humanizá-lo mas vocês adoram essa palavra, pessoas como vocês corrompem o sistema, destroem a base de tudo que servidores dedicados e capazes tentam construir e deliberadamente mantêm uma máquina pública inchada e ineficiente, onde é mais fácil vocês esconderem seus apadrinhados ou recrutar seus soldados”.

Então nesse sentido você está certo Lula. O serviço público está repleto de pessoas escondidas atrás de suas posições, muitas vezes conquistadas em meio a lutas e sonhos mas que deixaram de acreditar ou foram cooptadas pelo sistema, que não aceitam fazer um esforço a mais, que não cumprem horário, destratam o público a quem deveriam servir, que são refratárias ao trabalho duro, exatamente como você. Pessoas que seguem a cartilha da ineficiência deliberada.

O que vejo são empresas que não têm autonomia gerencial, reféns de decisões políticas que visam votos e não o gasto sensato e o benefício da população, mesmo quando têm quadros qualificados e dedicados.Instituições que passaram a atrair todo tipo de gente, da que trabalha e da que precisa de um barranco para se encostar, mas que não poderá oferecer mais aos que trabalham e nem se livrar dos parasitas. Vejo muita discussão periférica, projetos bonitos, mas que são apenas balões de ensaio para atuação de sua turma de vagabundos, que minam e corrompem o serviço público. E eu não aguento mais isso.

Estou cansado. Dezessete anos “nadando” no mesmo lugar apenas para um prepotente que se julga Deus me acusar de desonestidade porque eu não “morri afogado”. Estou cansado de ver pessoas mais capazes e resilientes que eu dizendo que eu preciso seguir acreditando, que sem esse esforço seria pior ainda. Aplaudo e admiro de verdade essas pessoas, que interagem com esse sistema sem se sujar ou esmorecer e que realmente prestam um serviço relevante, mesmo com o boicote deliberado que vocês políticos fazem e que o PT tem feito com maestria.

Eu tenho sido desonesto comigo mesmo, porque aos 47 anos, depois de entregar ao SUS toda a minha vida profissional, sem ter recursos para ir a todos os congressos que precisaria, sem perceber melhoras no sistema, sem conseguir ser melhor, convivendo com as excrescências que vocês introduzem com suas interferências, eu simplesmente não virei as costas e saí.

Mas me lembro de uma conversa recente com um ex pracinha que arriscou sua vida em Montese. Ele me disse que sua geração fora chamada e atendeu ao apelo. Ele só esperava que as pessoas se lembrassem disso. Muitos sacrificaram a vida para que o mundo pudesse ser o que é hoje. O mesmo mundo em que políticos desonestos como você se utilizam de retóricas para enganar o povo e criar verdades que sustentem sua covardia.

Eu decidi continuar, vou conviver com minha escolha e com o que conquistei por direito genuíno. Vou tentar reencontrar uma motivação. Estabilidade é apenas uma faceta do serviço público que vocês não conhecem. Para você, mais que a prisão, desejo que a história lhe dê o desprezo que merece. Mas no final eu concordo que políticos em geral são mais honestos com suas convicções. Nós pessoas comuns chamamos isso de cara de pau. O que você disse cheira a confissão. Espero que já tenha dado para perceber a mudança, que este modo de fazer política está no fim. Nós não queremos mais isso, SERVIDORES públicos ou não.

PS: Eu já acreditei um dia. Ajudei a te colocar na Presidência da República. Assim como todos os brasileiros, até os que ainda acreditam realmente em você, estou pagando caro por isso.

Marcelo FAS
Enviado por Marcelo FAS em 18/09/2016
Código do texto: T5764459
Classificação de conteúdo: seguro