EDUCAÇÃO, ESTADO DE LÁSTIMA

Apenas decepção

Para que escola? Para que educação? Não vejo sentido, não sei o porquê de ainda remar contra a maré sem resultados! Estou farto, decepcionado, escroto de mim mesmo!

Sinceramente não sei o que ganhei com longos anos dedicados aos livros e a leitura diária: planejamento, ideias, projetos, criatividade, inovação, vontade de fazer a diferença para se perceber em uma escola caduca, em um sistema de educação sem sentido! Amanhã poderei acordar com uma ressaca moral, mas hoje faria parte do movimento de marteladas a botar todas as escolas abaixo, faria uma fogueira e queimaria todos os livros existentes nas estantes empoeiradas destas instituições! Não vale a pena gastar saliva, não vale a pena nenhum esforço! O sistema é um fracasso. Ir contra uma clientela que não ver sentido em estar sentada em sala de aula, não vale de nada, somente desgosto, cansaço, negação de si mesmo.

Por hoje, para mim basta, sem motivação para perder tempo, gastar saliva, querer alinhar os sistemas falhos de formação e educação de uma geração perdida! Que a net eduque e a soberba de cada um possa colocar coleira e algemas.

Torná-se profissional de uma área que surgiu como ocupação para ocupar desocupadas, só dá nisso mesmo!

Ser professor nos tempos atuais é exercer uma tarefa de risco: todo tempo estar submetido a vontades de alunos, todo tempo se perceber refém de desrespeitos, gritos, falta de atenção, comentários maldosos, cansaço, atos de violência psicológica, oral e até mesmo física.

A sala de aula tornou-se um campo de batalha, a escola um desafio constante e a educação um cálculo sem resultado exata.

Estou cansado, farto, sem estímulo!

E mais um ano de eleição e as velhas propostas apresentadas como se fossem ideias novas.

Preferiria ser um analfabeto, nesse momento, não ter perdido tanto tempo de minha vida na escola. Poderia ter matado mais passarinho, roubado mais mangas, nadado mais nas águas do rio, virado mais lixeiros, apertado mais em companhias das casas, praticado mais maldades e ter feito mais caretas para as coisas sérias da vida.

Quer melhorar o mundo? Conserte o cidadão!

Enquanto isso, sigo com a minha angústia, meu desespero, minha indignação, porque não acredito que essa situação vá melhorar.