O NEGO DA EX

A história da figura oculta que existe atrás de toda criança veio à tona. A criança, não o pobre cachorro, revelou-se, o que é algo muito importante. Criança má. Porventura teve a desventura de algum trauma na sua infância relacionado ao melhor amigo do homem (e da mulher).

“Se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança… o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante”. Lembram? Quem não lembra?

Se antes já desconfiávamos da loucura, agora não se tem mais dúvidas.

Coitado do Nego!

Cachorro é o animal mais próximo do ser humano.

E, provavelmente, era o amigo mais próximo da ex-presidente. Talvez o único. E, com certeza, lhe era fiel, pois animais não costumam trair sua natureza.

O homem (e a mulher) sim. Traem a natureza, os princípios, tropeçam nas palavras, traem-se e são traídos, ... traem até o melhor amigo... Uns mais outros menos. Mas em se tratando do melhor amigo, são poucos de fato os que o traem. Poucos. E este ato é mais do que revelador. Demonstra o caráter do traidor.

Abandonar um animal de estimação já é crime, o que dizer então de sacrificá-lo sem motivos?

"Mas estava velho e adoentado!" foi a desculpa esfarrapada que ela deu, ante a consternação e revolta dos funcionários do Alvorada. Com certeza, qualquer deles teria a compaixão e caridade de ficar com o Nego e assisti-lo até que tivesse uma morte natural.

Mas não, mandou sacrificá-lo, como que a descontar no coitado as contrariedades de seu subconsciente descoordenado, acuado e, em alguma parte da fita, traumatizado.

Fez-se noite no Alvorada e o Nego virou anjo.

Para os psicólogos pode ser que haja uma explicação. O Nego talvez lhes indique o caminho da caixa preta da mente de sua algoz.

Armand de Saint Igarapery (publicações no Recanto das Letras e no Face).