ESTE É O SEGREDO!

Amanhece e é mais um dia para aprender o que é viver! Francisco Cândido Xavier disse certa vez que, “em suas preces de todo dia, sempre pede coragem e paciência. Coragem para continuar superando as dificuldades do caminho naqueles que não o compreendem. E paciência, para não se entregar ao desânimo diante das suas fraquezas!” De outro modo, muitas pessoas somente querem ver a cara da noite e da escuridão para se embrenhar em uma história inconsequente, onde tudo se traduz apenas em noitadas! Parece que a noite traz para uns uma sensação de se libertarem de suas jaulas. O crepúsculo também pode inserir neles máscaras discrepantes, modificando a casca, mas não o conteúdo do indivíduo. Enxergam o ocaso como a hora do anonimato, de se fazer tudo, de estar escondido, pois durante a as trevas compreendem que tudo é permitido; não há lei, não há ordem; não há convenção! Que mundo é esse!

Outros esperam o novo dia que nasce para descobri-lo, para criar o novo, para se redescobrirem. Todavia a claridade se coloca à frente de outrem como algo que pode ofuscar; que pode abater; que traz uma ressaca e mal estar, pois chegou a hora de se levantar. É o ensejo de se quebrar a casca do ovo, de sair do casulo, de sair do cobertor, das amarras da cama, dos muros da casa e para desbravar a liberdade do crescimento. Pode ser igualmente a oportunidade de se fortalecer no livre arbítrio, de se cuidar para um saldar constante a tudo que o cerca e que o pode fazer melhor. Por que não respirar fundo, olhar com altivez e enxergar além do que os olhos podem alcançar! Esperam o nascer do sol, aqueles que descortinam e sentem a manhã, como uma corrente que pesa nas costas, como um fardo pesado que se sobreponha à força de seu corpo e do seu espírito. Mas que carga, que peso invisível é esse que nem todos sentem ou não se deixam sentir? É preciso arregaçar as mangas com pujança e sem melindres, sem autopiedade e saber que há muito, muito por fazer. Esses também, em algum momento esperam por nós e sentem a força e a esperança para o melhor. Vamos agir, mas agir certo! Assim nos diz o filósofo anglo-irlandês, Edmund Burke, “que nenhuma paixão pode, como o medo, tão efetivamente, roubar o espírito da capacidade de agir e pensar”.

A Bíblia Sagrada nos alerta ainda, assim: “até quando, ó preguiçoso, dormirás? Quando te levantarás de teu sono? (Provérbios, 6, 9)”. Desse modo em quantas pessoas nos esbarramos neste dia, quantas coisas estão adormecidas, inertes porque ainda não levantamos o braço para ver o que há lá fora e ao nosso redor. Se há medo, esse medo não pode nos paralisar, mas nos impulsionar para frente, porque somos mortais e sabemos disso. O líder africano, Nelson Mandela afirmou: “__aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”. Sabemos que se alguém não fizer algo e se esse alguém não formos nós, talvez a doença não sare; é provável que a viagem não acabe; talvez a pena se estenda ou a desconfiança e o descrédito se instalem, e será preciso uma força arrebatadora para ultrapassar os reveses que conosco concorrem. É indispensável um inabalável juízo e uma percepção aguda em cada movimento para que possamos compreender que cada atitude nos leva a um caminho e que tudo será melhor ou não, conforme a nossa interpretação e a nossa réplica ao mundo.

Não há como modificar o que já está feito, é preciso estar pronto para um novo recomeço. Chico Xavier ainda nos ensina que há “novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço. Faz-se imperiosa a atenção para interpretar que em tudo o que tocamos, com cada um que nos relacionamos há um feedback a ser desvendado; que de forma subliminar nos mostra quão deve ser súpero, suave, forte ou firme cada movimento, cada palavra, cada olhar e cada retorno. Ficaremos esperando ou imediatamente iremos nos revestir de uma armadura aparelhada e predisposta para agir, mas para atuar de forma certeira. Entretanto não nos afobemos e não façamos tudo sem o devido arranjo, sem o devido delineamento, pois para o essencial há um tempo. De outra forma reflitamos no que diz que; a ansiedade faz você pensar que tudo tem que acontecer agora e a fé faz você descansar, pois tudo vai acontecer no momento preciso. Este é o segredo!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 04/09/2016
Código do texto: T5750223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.