O LEGADO DE LULA E DILMA

Encerrou-se o ciclo de governança do Partido dos Trabalhadores (PT), que se estendeu 13 anos. Apesar de Dilma Rousseff ter sido impedida no segundo ano do seu segundo mandato, por um golpe parlamentar comandado pelo PSDB e o PMDB, seu aliado histórico, o legado tanto de Lula quanto de Dilma fica como uma página em que a classe trabalhadora, os pobres e miseráveis tiveram benefícios de programas sociais e distribuição de rendas inquestionáveis, mas que os conservadores e reacionários do governo Temer tentam liquidar para impor um modelo neoliberal à sociedade brasileira.

Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, FIES, PROUNI e salário mínimo reajustado acima da inflação são conquistas pétreas das classes subalternas. No momento o governo conservador que assumiu o poder através do impeachment de Dilma Rousseff pretende desmontar a política social construída pelos governos do PT. Não vai ser fácil para Michel Temer desconstruir esse patrimônio de justiça social.

O povo está nas ruas contra o governo do PMDB e demais golpistas. Desde segunda-feira ocorrem manifestações na avenida paulista, coração do capitalismo brasileiro em São Paulo. No Rio Grande do Sul também os protestos se avolumaram contra Michel Temer. Dificilmente o governo da traição resistirá a indignação popular. Governar só com apoio do congresso não garante e nem sustenta mandato de um vice que se fez presidente por um golpe congressual. Sem o apoio do povo o clima de instabilidade política prosseguirá e teremos uma crise aprofundada de consequências imprevisíveis. Mais racional seria convocar através de plebiscito novas eleições presidenciais.

samuel filho
Enviado por samuel filho em 02/09/2016
Código do texto: T5748272
Classificação de conteúdo: seguro