Mergulho no Tempo

O tempo... Quanto tempo tem o tempo? É intangível, mas não incontável; invisível, mas sempre notado. Vai sempre para a frente, produz a vida, cria sentido. Está sempre presente, mas fazê-lo retroceder não é impossível. Basta brincar com a ideia de viajar em sentido inverso, mesmo que seja improvável, pois ele continua passando. Entretanto, como seria a vida se ele recuasse? Como os olhos de hoje veriam o que já mora no passado?

Viajando em sentido inverso, entro no túnel do tempo e vejo, no antigo sobrado, uma luz que ilumina as estrelas. As lembranças vão chegando e tomam lugar, enchendo-o de calor. As reuniões familiares acontecem em torno da mesa de jantar. Meu avô trouxe, do Caraça, o gosto pela leitura, pela busca de conhecimento, pelo cuidadoso uso da língua falada e escrita, pela música. Minha avó toca "Luar do Sertão" no piano e todos cantam.

O letramento é espontâneo e natural. Mãe- professora, com ela aprendemos, meus irmãos e eu, as mais lindas lições de vida e de amor. Cada hora de sua vida é uma afirmação de sua personalidade forte, da grandeza de seu caráter e do brilho de sua inteligência. Nossa casa vive cheia de seus alunos que completam a aprendizagem da escola no horário gratuito extraclasse. Minha mãe está aqui, rente, inventando uma história para cada um e para cada situação. Na mesa grande, saboreamos o sabor do conhecimento.

Essa fase da vida , tão distante e tão próxima, deu fôlego para encarar as outras tantas que vieram depois, com surpresas, muitas surpresas, que sempre trouxeram ânimo, fé e coragem para ver a vida como uma dança na corda oscilante do inesperado. As lembranças se tornam realidades melhores até do que qualquer coisa que possa acontecer de novo.

Lindita
Enviado por Lindita em 01/09/2016
Reeditado em 01/09/2016
Código do texto: T5747521
Classificação de conteúdo: seguro