Dias Uteis, inúteis

Em sua cadeira predileta posicionada estrategicamente na sala, é interpelado por uma voz infantil:

Papai, o que e dia útil?

O pai, parado em frente a TV, finge acompanhar o assunto do jornal, enquanto sua cabeça da voltas em torno de uma melhor resposta, a filha insiste:

-Pai o que é dia útil?

Jamais pensara na possibilidade de ter que explicar porque os dias são ou não são úteis...

Dias úteis são bons para se trabalhar, para se ganhar dinheiro, dias não úteis são ótimos para o lazer, um bom dia para não fazer nada, dias de verdadeiro louvor ao ócio. Como escolher qual é o melhor ou qual é o pior?

A demora da resposta inquieta mais ainda a pequena que volta a insistir na pergunta.

Pai, o que é ...

O pai lhe corta a pergunta com uma retórica:

Qual o dia que você gosta mais?

- O dia de domingo lógico, reponde a menina com extrema rapidez.

Por que?

- Porque eu posso brincar mais, posso dormir até mais tarde... porque não preciso ir para a escola, porque... Mas o que é dia útil?

Frente a insistência da filha, tenta formular o melhor conceito, explicando que são os dias em que a gente pode pagar as contas de água, luz, telefone, colégio, dias que a gente sai prá trabalhar, são os dias da semana em que os bancos abrem e que os sábados, domingos e feriados não são dias úteis.

- Mas pai, útil não é o que é bom pra gente, por que então que o senhor sempre reclamu a da segunda-feira, e a mamãe sempre quer que chegue logo o domingo?

O velho pensativo, recolhe-se em seus pensamentos..

Afinal? Dia útil para quem?