Vida!!!

Num belo dia sem querer, sem ao menos pedir ou ser consultada sobre a minha vontade, eu nasci. Sim, vim ao mundo. Num rebento de um choro de medo, de fome, de incômodo...poxa vida me colocaram de cabeça pra baixo? Cadê aquele ser que falava mansamente comigo todos os dias? Mãe? É, acho que é esse nome que lhe dão.

-Mãe!!!

De repente aprendi a falar. Primeira palavra. Nem sei direito como controlar isso, mas estou achando legal.

-Pai!!!

Primeiro tombo quando aprendi andar. Realmente é estranho isso aqui. Muito mais fácil se arrastar no chão. Equilibrar-se nas pernas realmente me assusta.

E mais alguns anos, primeiro dia na escola. Pessoas estranhas, tenho que ficar por várias horas sentada, absorvendo conteúdos, que um dia saberei que serão extremamente úteis.

Com o passar dos dias estabelecem-se os laços. Primeiras mãos amigas. Olhares cúmplices nas brincadeiras, abraços de consolo daquele joelho ralado.

-Queria tanto crescer! Ah!

Primeira vez que pensei nisso. Tão legal a vida adulta. Dirigir, ir trabalhar, ter seu próprio dinheiro...

Num piscar de olhos, cresci. Primeira vez que notei isso. O tempo passou e eu nem percebi.

Passei por muitas primeiras vezes. Sensações, sentimentos, situações, amores e decepções.

- Queria tanto voltar a ser criança!

Primeira vez que pensei nisso. Épocas mais fáceis da insegurança do primeiro passo. Equilibrar-se nas pernas é mais fácil que na vida. Tantos desequilíbrios, corda bamba...Antes, era só correr pros braços de papai. Hoje por muitas vezes tenho que me equilibrar sozinha.

Crescer dói. Mas podemos aproveitar cada primeira vez e tirar uma lição.

E o futuro? Este ainda não posso escrever. Sei que estará recheado de inúmeras oportunidades, com erros e acertos, mas acima de tudo: que se tenha tempo pra se ter mais uma primeira vez...