Medalha de Ouro

Agora vem a minha crítica!

Rafaela Silva, Campeã Olímpica no Judô, medalha de ouro. Parabéns! Merece todos os aplausos!

Eu vejo aí duas questões: Orgulho x Humildade.

1ª) Ela agora é ORGULHO para muitos? Somente porque ganhou a medalha de ouro - diga-se, com mérito, com muito sacrifício!

Quando ela perdeu da última vez, ninguém disse que ela era orgulho! Sociedade hipócrita! Somente quando a pessoa está no topo todos correm para dizer que são seus amigos, que a pessoa é importante!

Se ela tivesse perdido ou ficado em terceiro lugar, alguém iria dizer que ela era guerreira? Mas o esforço dela seria o mesmo! Ela venceu e nem por isso deixou de ser negra, de ser guerreira, de ser brasileira. Ela é uma pessoa, humana como cada um de nós. Merece os nossos aplausos, mesmo se ela não tivesse chegado no pódio. Ela precisa ser respeitada como pessoa e não pelo que ela possui. Merece aplausos porque queria desistir mas ela persistiu, foi literalmente à luta e conquistou o que queria com mais garra. Ela servirá de exemplo para motivar muitas pessoas futuramente.

2ª) HUMILDADE: Rafaela passou por várias adversárias de outros países, muitos deles mais desenvolvidos que o Brasil, com atletas aparentemente mais capacitados e tal, e ela não se deixou intimidar pelos olhos claros ou cabelos lisos de suas adversárias! Ela seguiu confiante, lembrando sua história de superação. Tanta humildade em seu olhar, que pelo choro percebemos o trabalho que foi feito para chegar até ali, quanto sofrimento por conta da discriminação e do preconceito. Sua origem simples a fez grandiosa no momento da sua ascensão. Daí penso: "Os humilhados serão exaltados." Deus eleva os humildes! Julgamos demais uns aos outros. Ela é o retrato de um Brasil pobre, desprovido de regalias, humilhado pela má administração pública, pela falta de oportunidades, pelas deficiências na educação, pelo descaso às populações carentes, um Brasil humilhado pelos direitos negligenciados.

Ela é a CARA do Brasil, portanto não podemos compará-la a nenhum outro ser senão a nós mesmos, que somos brasileiros iguais a ela, com sangue mestiço que corre em nossas veias, brasileira que luta por um espaço.

Hoje ela se destaca para o mundo para mostrar o poder do povo, o poder da liberdade. Ela é a voz da multidão que clama nas ruas querendo vencer na vida, querendo justiça, querendo um país melhor para se viver, que luta dia a dia para sobreviver.