NÃO PERGUNTO, PORQUE JÁ SEI

Não, não vou repetir frase de Renato Russo e perguntar sobre o país. Apenas troco o pronome demonstrativo, para meu agrado, e digo ESTE.

Sabem por que não pergunto? Não pergunto porque sei bem que país é este. Sessenta e tantos anos vivendo nele, muito já vi, vivi, senti e aprendi. Não me venham com comparações, pois os outros países não me dão da melhor água do cântaro, tampouco pisarei em outro solo, para saber se ela existe. Desconfio que também há pouco trigo e muito joio por lá.

Eu sei é deste país em que muitas pessoas tentam arrancar-nos o pão que levamos entre a mão e a boca. E essas pessoas não nos perguntam quanto nos custou para adquirirmos esse pão. Há nesta terra muita gente que se incomoda com a largueza dos sorrisos alheios e com a cor da roupa que vestimos. Esses são os joios que existem lá e cá.

Terra em que tantas inúteis paredes foram erguidas com placas de Igreja na parte frontal, com telhados a cobrir mentiras e invejas, onde espalham falsas profecias dos vendilhões anunciados.

Eu sei muito bem que país maravilhoso é este, porém, por favor, tirem dele a maldade existente nas mentes que se julgam superiores.

Eu sei, sim, que país é este e conheço melhor ainda alguns corpos que perambulam sobre esta amada terra. Ah, não fossem esses, malévolos e maquiavélicos!

Que país das mil maravilhas seria este!

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 06/08/2016
Reeditado em 02/08/2017
Código do texto: T5720888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.