PÁTRIA AMARGA

Brasil deixou de ser poético, deixou de ser ético para ser terra de ninguém! Os que no passado disseram amém, hoje formam as bancadas mais fundamentalistas da política e o passado volta a cena, em cena o sentimento de sodomia, de pecado, de feio e de errado. Em nome dos achismos terroristas religiosos dos tais, tudo que foge a espera pensante desse grupo é errado, digno de ser condenado, plausível de ser posto a ferro. Deixou de ser o país tropical, de tantas misturas para ser o país da política do estica e puxa e salve-se quem poder! Salvação?! Piada de mal gosto, palavra errada no lugar mais errado ainda! A salvação destes polhas nada mais é que o cisma já feito no passado e o efeito foi a morte de tantos judeus em outro ato bárbaro da história da humanidade.O Brasil deixou de ser varonil para ser covarde, não da parte de um povo que não foge à luta, mas de um judiciário atrelado ao poder de fogo de uma política esdrúxula, maquiavélica, atroz! Como chamar então a Pátria de amada se essa amada se mostra tão distante dos ideias de igualdade, Fraternidade, liberdade e dignidade? Não sei, as respostas estão por aí diluídas em metáforas. Seria, pois, a poesia do caos instalado no meio de nós? Entre nós muitos lobos e tantos cordeiros virando churrasco ou carne estragada, tantas ovelhas e nenhum caminho a ser trilhado! Livrai-nos desses grilhões, desse discurso de cordeiro, de lobo, de ovelha porque foi esse mesmo discurso que matou tantos índios, tantos negros e agora, na atualidade, em nome desse mesmo discruso: gays, lésbicas, travestis e transexuais estão sendo mortos, apedrejados, calados, violados e violentados à luz do dia sem que ninguém diga nada. O Brasil perdeu a sua poesia romântica, idealizada, estamos sob a ótica do eterno retorno a poesia engajada! É preciso armas porque a guerrilha já foi iniciada e não podemos ficar apenas atrás da porta olhando pelo buraco da fechadura, a vida é dura, essa poesia também é. Brasil de dias quentes e corpos incendiados, de trincheiras interditadas e muita falácia na tevê manipulando as mentes dos que nem sentem de verdade quem estão vivos. Deixou de ser poético porque a leitura do mundo necessita de ser feita antes da palavras, já nos dizia o FREIRE, todavia a visão turva das coisas aos olhos do poder conservador não permite que se faça o dever de casa de forma coerente. Estamos carentes, estamos na brincadeira das trocas das cadeiras e uma parcela da sociedade ainda permanece nos sonhos de Alice ou no sono da Bela Adormecida enquanto mais ali uma escola é ocupada e o poder da resistência vai sangrando as dores de quem almeja uma Pátria menos filha da puta. Perdeu a ética, nosso país, quando não respeita e Viola os direitos fundamentais dos seus cidadãos e cidadãs!