A Idiotização

Tem uma palestra ministrada pelo Pe. Fábio de Melo que gosto muito, na qual trata sobre a juventude de hoje, e usa o termo "idiotização dos jovens". Há muitas formas de se perder a consciência, de chegar ao ponto da idiotização, mas chamo a atenção para a escravidão que o avanço tecnológico está trazendo para a humanidade, principalmente, os jovens. O domínio que a tecnologia móvel está exercendo é de uma proporção gigantesca. É uma idiotice generalizada, podemos dizer assim. Não bastavam as redes sociais e seus joguinhos, agora vem esses jogos fantásticos de pokemon e nem sei o que mais.

Sabe por que os dias estão passando mais rápido? Porque as pessoas estão perdendo tempo com bobagens.

Quanto mais se olha para o celular, mas se esquece de quem se é e do que precisa fazer no mundo. Assim, as pessoas se tornam vulneráveis e suscetíveis a qualquer coisa, ou melhor, a qualquer coisa que a mídia lhes impõe. Pois não é qualquer coisa importante na vida que seja melhor que estar diante de um celular!

Será que quem espera a volta do Cristo numa nuvem vai prestar atenção quando ele passar, ou vai estar olhando para o celular? Será que quando o Segundo Sol estiver mais próximo da Terra alguém vai perceber que ele está lá? Será que o vigilante que toma conta de um prédio está atento ao que acontece ao seu redor ou está vidrado no celular? Será que o médico sabe que tem que prestar atenção no seu paciente no momento da cirurgia, ou ele vai primeiro olhar o seu celular? Será que todos estão cumprindo as suas devidas funções nas fábricas, supermercados, hospitais, farmácias, lojas, escritórios, escolas, ou estão passando seu dia apenas para olhar para o celular? Que dia é hoje? Qual a fase da lua hoje? Quem olhou para o céu hoje? Eu sabia que quem andava de cabeça baixa no mundo eram os porcos, animais irracionais, mas pelo que analiso agora, nós seres humanos, altamente evoluídos andamos de cabeça baixa para enxergar o celular, porque ali dentro também existem estrelas!

Pois é... as pessoas devagarinho se idiotizando... banalizando a existência! Informam-se do mundo, mas que mundo? Que informação é importante? Alguém assiste um jornal? Alguém sabe ou se preocupa o que acontece no seu bairro, na sua cidade ou no Estado vizinho? E o seu vizinho, tem falado com ele? Ah, sim, pelo WhatsApp, sei... E quando foi a última vez que você pegou o telefone para ligar para um amigo e escutar a sua voz? Quando você perguntou ao seu pai ou a sua mãe como foi o seu dia? Por causa de um celular, se perde a vida... se perde tempo e a vida vai junto... ou se perde a vida literalmente quando, ao volante, usa o celular e esquece do trânsito... Que mundo de idiotas, diria Albert Einstein, Rui Barbosa, Leonardo Da Vinci, e tantos gênios... Acusaram essas pessoas de malucas? Vejam o que elas produziram, e olhem para o que vocês estão produzindo hoje em dia!

Cara, eu estava na fila de um supermercado e uma funcionária deixou de arrumar a prateleira para ficar no celular... bonito para ela! Palmas, que modernidade!

Tanta coisa acontecendo no mundo e ninguém se preocupa com a gravidade de tantos problemas,não se inventa um jeito de consertar o mundo, mas correr atrás de um desenho animado em um celular, ah, isso é perfeito! Nas rodas dos amigos, o que vale é levar o celular para conversar nos grupos (virtuais)! Pelo amor de tudo que é mais sagrado, aonde vai parar essa humanidade capenga, cheia de vícios e de idiotices, de joguetes que iludem e fazem da consciência algo tão infantil que parece que todos os homens viraram retardados no jardim da infância! Cadê os homens que pensam? Cadê as amizades sinceras? Cadê a liberdade verdadeira para ver o mundo a sua volta a ser desfrutado com sabedoria? Cadê todo mundo? Eu tenho vontade de desativar o Facebook e o WathsApp, mas quando penso que pode ocorrer de ninguém mais saber que eu existo e nem se coloca mais crédito para ligar para alguém, eu repenso.

Precisamos compreender esse processo, sem perder a consciência, nem a liberdade, utilizando essa ferramenta de maneira equilibrada. O que somos está além das redes sociais (virtuais), o que somos - ei, você! - o que somos é o que palpita em nossos corações, o que mais vale é a vida, é o aprender diário.

Pobres crianças que estão vindo ao mundo nessa época, vão pensar que nasceram de um sistema operacional!