Impressões sobre Itabira

Itabira é uma fotografia e uma fotografia de amor. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade no célebre “Confidência do Itabirano” sentimos que Itabira marca quem por lá vive, viveu ou está de passagem. A cidade hoje totalmente rodeada de minério de ferro, tem uma hospitalidade enorme que vem de cada itabirano. Quando passeamos pelas ruas fica fácil entender o motivo de Drummond ser hoje um dos maiores poetas brasileiros. A cada rua nosso poeta gauche está lá, sua poesia conta anedotas da cidade, marca espaços, traz reflexões. Chegar em Itabira é sentir o amor que a cidade tem e o orgulho de ser símbolo e espaço cultural onde a referência é Drummond. A cidade que hoje já não poder ser nomeada de "cidadezinha" recebe gente de todos lugares do Brasil. O passado coabita com o presente, as casas antigas que são patrimônio convivem com os vagões de minério. O povo não perde a feição de todo itabirano, parece que estamos de volta no tempo ao passar e constatar os relatos de Drummond sobre a cidade e sua gente.A saudade de quem vai é quase certa, mas o acolhimento e a vontade de voltar também.

30/07/16

Andressa Takao
Enviado por Andressa Takao em 30/07/2016
Reeditado em 30/07/2016
Código do texto: T5714118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.