FORMEI-ME PROFESSORA E AGORA?


Ontem fui prestigiar a formatura de uma querida amiga. Estava irradiando alegria e felicidade. Lembrei-me dos meus tempos da faculdade e das queridas colegas. Algumas sumiram no tempo e outras se tornaram grandes amigas, que continuam comigo, dividindo alegrias e tristezas. Minhas recordações são maravilhosas e revigorantes.

Acordei feliz, sabia do evento que iria acontecer a noite. Fiquei imaginando o que passava por sua cabeça naquele instante. Será que estava ansiosa, nervosa e assustada? Será que estava com medo do futuro sempre incerto? E as perguntas continuavam a martelar dentro da minha cabeça.

Todo ciclo que se fecha corta laços e histórias são encerradas. O ciclo da faculdade é um dos mais belos das nossas vidas. Lá amadurecemos nosso lado pessoal e profissional. Conhecemos pessoas que passarão ou ficarão para sempre conosco. Aprendemos a lidar com as frustrações, o cansaço mental e físico. São momentos de superação.

Queremos a resposta que tanto buscamos, àquela pergunta que sempre fazem a nós: “O que você quer ser quando crescer?” O mundo se mostra e as pessoas também. Sorrimos e choramos das notas altas ou baixas, das noites sem dormir para concluir um trabalho, dos intermináveis seminários e congressos para apresentar ou participar.

Faculdade é isso tudo, mas um tudo de bom. E minha amiga formou-se, agora é graduada em Língua Portuguesa. Uma mocinha simples, humilde, merendeira da escola da rede municipal, onde estou diretora. Mas sinto que ela vai alçar voos. O mundo está sorrindo para ela. A vida está lhe dando outras opções.

Querida amiga, continue escrevendo no seu livro da vida, capítulos esplendorosos de uma história abençoada e exitosa. Continue acreditando em você e na sua força interior. Sei o quanto é valorosa, fiel e honesta. Tenho certeza, que você sabe, que a vida não tem direção, mas tem muitos caminhos.

Não devemos nos importar com as dificuldades e problemas que enfrentamos tudo faz parte do grande aprendizado. Não importa onde ela começa e nem termina. O que importa, é o caminhar, é o que fazemos com ela. O que temos, todos podem ter, mas o que somos, ninguém pode ser.

Em homenagem a minha amiga querida Jisélia dos Santos Duca Pinheiro, que se formou em 06.07.2016, em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Sergipe.

Em 08.07.2016
Educadora Cris Souza
Enviado por Educadora Cris Souza em 08/07/2016
Reeditado em 14/09/2016
Código do texto: T5691415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.