A Verdadeira História de Camille Claudel

Outro dia vi um apresentador de televisão rasgando elogios ao escultor Auguste Rodin, que foi brilhante, honesto, um gênio. Fiquei indignada e pensando que mundo é este? Em que as pessoas não têm juízo de valor, que faz com que um crápula seja lembrando como um homem notável, claro que sei que essa inversão de valores sempre existirá, contudo me indigna saber que um adúltero, aproveitador, egoísta, mentiroso, mesquinho, seja considerado notável. Para quem desconhece, Rodin usou e abusou de Camille Claudel, sua aluna, uma jovem que o admirava, e ele aproveitando-se disso passou a usá-la, pois Camille, o superava no talento e genialidade, esse homem passou a seduzi-la com promessas as mais variadas, inclusive que a tornaria famosa e que deixaria a esposa e se casaria com ela, passou a ter um caso com ela, pegava as obras maravilhosas que ela fazia e divulgava como suas, alegando para a sua vítima que não poderia mostrá-las, pois Camille não era famosa e também não teria com apresentá-la como autora, falava que ela só precisaria de um pouco de paciência e assim passaram-se longos anos, ela engravidou, e ele a obrigou abortar, Camille vivia fechada no atelier só trabalhando para esse homem considerado brilhante, até que um dia cansada de tanto sofrimento e sabendo que foi enganada, em um acesso de fúria quebrou tudo no pequeno atelier. Onde estava Rodin? Colhendo os louros de uma glória que não era dele. Sentindo-se sozinha e desesperada ligou para o irmão que a colocou em um hospício, e de lá ela nunca saiu, morreu aos 78 anos, é claro que muitos podem pensar que Camille, foi burra, fraca, ingenua, seja o que for que justifique a atitude do Rodin, mas posso assegurar que poucas pessoas sabem o estrago que um predador pode fazer na vida de uma mulher, a fragiliza de um jeito que mina toda inteligência e estima da vítima. Portanto eu pergunto esse psicopata merece algum elogio?

Tânia Suely Lopes
Enviado por Tânia Suely Lopes em 19/06/2016
Reeditado em 05/07/2016
Código do texto: T5671866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.