Ta na Bíblia

Eu sou uma pessoa que leio a bíblia. Sim. Eu leio a bíblia. Posso me gabar que já li o livro sagrado inteirinho de ponta a ponta em duas oportunidades. E não fiquei louco. Muita gente diz que se você ler a bíblia inteira você fica louco. Acho que eu ficaria louco se lesse os 50 tons de cinza inteiro, ou a biografia do Justin Bieber ou quem sabe algum livro escrito por um desses youtubers que são a moda do momento. Acho que se lesse qualquer dessas “coisas” eu ficaria louco, deve ser por isso que prefiro ler o manual do fogão a gás do que um desses livros. Mas vamos voltar à bíblia.

Na bíblia têm uma historia que sempre aguçou a minha imaginação. Encontra-se no livro de Lucas, Capitulo 10, do versículo 30 ao 37. É uma das parábolas mais famosas de Jesus, conhecida como a parábola do bom samaritano.

#

Diz lá: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto.

Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; quando o viu, passou de largo.

Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo.

Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele.

Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o.

No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o e quanto gastares de mais, na volta eu to pagarei.

Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

#

Veja bem. Nós vivemos em uma sociedade de aparências e a aparência em si é o maior problema para o desenvolvimento da nossa sociedade. A maioria, para não dizer todos, os envolvidos em escândalos de corrupção no país, são políticos com consideráveis desempenho nas urnas. Daí é necessário que se pergunte; como pode aqueles que não passam pelo crivo da justiça, conseguir passar pelo crivo do voto? Simples. O eleitor valoriza a aparência e a aparência deste tipo de cidadão é sedutora.

Quantas vocês você já ouviu alguém dizer que não votará em um determinado candidato por julgá-lo “antipático”? Ou quantas vezes você mesmo já pensou em não votar em alguém simplesmente porque este em algum momento não lhe cumprimentou, ou então não lhe deu um abraço ou não foi em uma determinada festa para tomar uma cerveja com você?

#

Como o pobre viajante da parábola do bom samaritano, que foi assaltado, jogado em solo, estava ali sem esperança nenhuma, também podemos dizer que está o movimento político brasileiro, por isso, é mais do que necessário que nas eleições vindouras, para um mandato municipal que será sem qualquer sombra de dúvida difícil dado ao momento que vivemos, precisaremos para começo de conversa de gestores que tenham capacidade para dar voz ao que a sociedade precisa.

Será necessário avaliar mais do que a aparência, será preciso que se avalie a capacidade que os pretensos gestores podem ter em fazer este trabalho e para isso será mais do que necessário que se análise o currículo e capacidade dos candidatos que estarão a disposição, pois, no momento em que vivemos, se votarmos errado, certamente pagaremos uma conta muito alta.

#

É hora de nós, eleitores, escolhermos muito mais pela capacidade do que pelo sorriso, pela competência do que pela simpatia, pelo preparo do que pela aparência, porque, aparentemente, no por vir, um erro pode ser fatal e ai nem a bíblia terá palavras capazes de nos confortar.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 18/06/2016
Código do texto: T5671138
Classificação de conteúdo: seguro