Reminiscências de Pedreiras

Apesar de ter passado apenas quatro anos em Pedreiras na década de setenta, guardo muitas e boas recordações...

Lembro-me dos banhos de rio nas areias da praia da Caema, de onde descíamos levados pela correnteza até onde a coragem nos permitia ir.

Aproveitando os troncos que descia no rio, fazíamos pequenas jangadas que ficavam ancoradas no "curvão" ali na Rua da Boiada, bem perto da casa em que morava.

Foi ali, naquelas águas turvas e de forte correnteza, que aprendi a nadar. Jamais me esquecerei daqueles dias...

Naquela rua, me diverti bastante vendo os carros afundarem os pneus nas pedras sobre a areia fofa do calçamento recém-construído.

Durante as enchentes nesta rua, com uma canoa, eu e outros garotos, dávamos muitas remadas e ganhávamos alguns trocados ajudando as pessoas a passarem de um lado para outro e também levá-las aos

Bairros do Engenho, Zé do Padre, Goiabal, Seringal, Laranjeiras e outros lugares tomados pela água principalmente na Trizidela,

Íamos de uma ponta a outra da cidade, passando pelas Escolas Educandário, Correia de Araújo, Bandeirantes, e também Jardim da Infância que ficava naquela grande praça...

Como eu respeitava aquele rio! Até então, nunca vira outro igual. Lembro bem da preocupação de mamãe quando dizia: "tenham cuidado, água não tem cabelo" e era por isso, que quando queria atravessá-lo, preferia ir pela ponte que para mim, era a mais bela de todas.

A Trizidela era um bairro a mais e o Rio Mearim não nos dividia, éramos uma só cidade...

Como eu gostava de subir as escadarias da Imponente Igreja Matriz de São Benedito, onde eu fui coroinha e tive o prazer de algumas vezes subir em sua torre e olhar o rio bem lá do alto...

Como eu gostaria de ter tocado aqueles sinos...

Enfim, era missão de risco, reservada aos mais velhos...

Uma coisa me conforta a mente:

Foi bom ter sido menino naquela cidade.

Imperatriz(MA), 19/10/2013