ROTINA DE UMA FAMÍLIA NO TRABALHO RURAL

A agricultura familiar no Brasil tem se mantido ao longo dos anos. Em sítios de dez a quinze hectares de terra, dá um sustento razoável para uma família de cinco a seis pessoas, desde que tenham casa própria que não precise pagar aluguel.

Geralmente tem algumas vacas de leite, alguns animais de sela e de tração animal para cultivar a terra, algumas galinhas e porcos de corte para o consumo doméstico.

A família do campo levanta bem cedo, por volta das 5,00 ou 6,00 horas da manhã para ordenhar as vacas, para o leite da família, dar ração(milho e feno) e água para os animais, antes de começar a árdua labuta de cultivo, como preparar a terra para a semeadura, capinar (carpir) as ervas daninhas que prejudicam as plantas. Todos da família trabalham na lavoura, porque tem muitos afazeres na roça, menos as crianças.

Usam geralmente roupas grosseiras e resistentes, camisa de mangas compridas, chapéu de palha, de aba larga e, a mulher e as filhas, além do chapéu usam lenço para abrigar o rosto do sol abrasador.

Planta, milho, feijão, arroz, batata, mandioca, e cana de açúcar para o gado e usam também o caldo da cana, para o consumo, extraído com um moedor manual ou elétrico.

Na época da colheita o trabalho é dobrado e estafante e toda a família se junta para dar conta, pois é um serviço que não pode demorar muito, dependendo do tipo da lavoura que está colhendo, especialmente se é um tempo chuvoso.

A casa de um proprietário de sítio, em regiões mais desenvolvidas, são parecidas com as casas da cidade, feitas com tijolos, bonitos pisos, com televisão, geladeira, fogão a gás, diferente de antigamente que as residências eram bem precárias, às vezes de pau- a- pique, com parede de barro.

Possui também um automóvel, para a comunidade da família. Quando tem filho ou filha na idade escolar e mora próximo de uma cidade leva-o(a) para estudar e após as aulas vai buscá-lo(a) . A motocicleta, sendo um veículo econômico e prático é usada para pequenas viagens nas proximidades da propriedade.

Esses pequenos produtores dão seu pequeno quinhão de contribuição para o sustento da população da cidade, nosso sustento.

Que o governo estadual e federal deem financiamento a juros baixos e ajuda técnica para esses heróis do campo.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 11/06/2016
Reeditado em 15/11/2020
Código do texto: T5663916
Classificação de conteúdo: seguro