Imoral e mortal

          Às mulheres foram impostas regras bastantes rígidas ao longo da história da humanidade, muitas das quais elas próprias ajudaram a perpetuar através da criação de seus "meninos", futuros maridos, futuros pais, futuros homens, futuros covardes...
          Lembro-me  de coisas simples da infância: as senhoras  usam vestido, combinação, califon, analga e uma espécie de bermuda no joelho; deviam sentar-se o mais compostas possível, não deveriam sorrir, pois mostrar os dentes era algo de "mulheres duvidosas"...Além disso, mantinham cabelos longos e unhas sem esmalte, não usavam batom...Isso na população mais pobre.
            Comecei a crescer e vi uma senhora com cabelos avermelhados, olhei, na curiosidade infantil, quis saber o que era. Minha avó disse que ela não era mulher direita e que não olhasse para ela... A velha caminhava a frente e eu admirava a beleza da roupa esvoaçante, do cabelo, do jeito de andar...
            Descobri que algumas dessas mulheres passavam por caminhos atrás das casas para não desvirtuar as outras mulheres. Montei guarda no quintal e vi desfilarem as roupas coloridas, shorts, saias curtas, cabelos curtos, sandálias altas... riam muito, andavam rebolando... até falavam palavrão. Fiquei apavorada, porque gostava de ver aquelas imagens e isso era coisa do diabo.
             O tempo foi passando e ouvi de meninos que existiam meninas para casar e outras para outras coisas... Apareciam colegas tristes, eram afastadas das outras, afastadas da escola e sumiam. Falavam coisas dessas meninas...
              O pior era que as próprias mulheres discriminavam as outras, maltratavam-nas e excluíam-nas das rodas de conversa, nem perguntar por uma colega que tinha sumido se podia.
             Hoje quando há violência contra uma mulher,  ainda se ouve pessoas insinuando/ afirmando que ela foi culpada, pois vestia-se mal, saia sozinha, tinha amigos masculinos, bebia...
          Até quando a mulher vai ser vítima de uma formação cultural violenta que justifica a violência através da desqualificação da vítima?
           Que no passado se tenha vivido ideias equivocadas, não é algo de que se possa ter orgulho, mas tentar perpetuar essas ideias em pleno século XXI, é perverso, é desumano, é amoral e é  mortal.
valene
Enviado por valene em 31/05/2016
Reeditado em 13/07/2020
Código do texto: T5652921
Classificação de conteúdo: seguro