Qual o seu bicho de estimação?

Hoje em dia virou moda pessoas adotarem ou comprarem um bicho de estimação. Na verdade sempre tiveram animais de estimação, domesticados. Os preferidos são os gatinhos e cachorrinhos, mas tem bicho para todo gosto e estima.

A diferença é que hoje os cães e gatos foram humanizados. Trajam roupas para se aquecer, embora não precisem, mas trajam. Frequentam hotéis, vão a salões de beleza para cortar as unhas, digo, garras. O tratamento é completo. Também cortam e lavam seus pelos, ou seja, tem muita criança que gostaria de ser tratada como estes cães e gatos.

Eu que sempre andei na contramão dos modismos e gostos, confesso que o meu animal de estimação é o ser humano. Tudo bem, você vai dizer que sou antiquado, que não acompanho a evolução dos gostos, mas fazer o quê? Gosto dos humanos. Dos amigos, das mulheres, dos amigos das mulheres, das mulheres dos amigos, dos familiares, dos estranhos, dos estranhos familiares, dos familiares estranhos, enfim, gosto das pessoas.

Mas há quem goste de hamster que é aquele ratinho engraçadinho. Curtem, dão beijos, levam para passear, dormem juntos. Estima é estima. É grande o rol de bichos de estimação que os evoluídos gostam. Há quem goste de ganso, de jacaré, de onça. Sim, há quem tem estima por animais ferozes e gastam fortunas para alimentar estes animais, para adestrá-los e propiciar a eles uma vida confortável, e amansar o que é por natureza feroz, ou seja, gastam muito dinheiro para afastar o animal de sua natureza.

Tudo bem, mas meu bicho de estimação é o ser humano. Está certo que ser humano sacaneia, trai, fere o próximo e outras coisitas más, mas ainda assim gosto de gente. Gosto de conversar com crianças, com idosos. Você já parou para dar atenção a um idoso? Já percebeu quanta sabedoria e beleza tem um idoso? Eles são maravilhosos, ou eu que sou maluco, ou talvez as duas opções. O Idoso tem uma necessidade de escuta e afeto muito grande, mas também tem ouvidos e muito afeto para dar, é maravilhosa a troca. Das crianças nem preciso falar. Sim, sei que são arteiras e costumam aprontar. Mas, acredito que devam concordar comigo, um abraço de criança desmancha qualquer carranca. Expulsa qualquer tristeza. Jesus, não eu, mas o Divino, já disse há séculos: “Sejam puros como as criançinhas”, e Ele sabia o que estava falando.

Há quem goste de pássaros e peixes. Explicitam sua estima trancafiando os pássaros em gaiolas e os peixes em minúsculos aquários. Estranho? Pode ser, mas é a forma como demonstram seus afetos pelos animais citados. Inúmeras outras espécies de animais são objetos de estima por diferentes pessoas, de modo que seria inútil alongar-me e citar outros.

Mas eu... já sei que o leitor deve estar pensando: “gosto de ser humano”. Sim, gosto mesmo. De trocar ideias com outras pessoas, de ajudar a quem precisa, quando posso naturalmente. Também gosto de ser ajudado.

Talvez alguém imagine que não gosto de animais. Errou, porque gosto de cachorros e os humanos também são animais. E novamente na contramão do senso comum evoluído, que afirmam que os animais não sabem se cuidar e por isto precisam de ajuda, digo que o animal que mais precisa de ajuda é o ser humano.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 24/05/2016
Código do texto: T5646039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.